Parceria fortalece a formação profissional de estudantes no território de Irecê

Desenvolver projetos e promover o suporte de estágios para os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Meio Ambiente, Agroecologia e Administração. É com esse objetivo que o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê firmou uma parceria com o Centro Público de Economia Solidária, Comunidade, Cidadania e Vida (CESOL/COMVIDA), onde os alunos vão poder exercitar, na prática, o conhecimento adquirido na unidade de ensino, atuando em associações e cooperativas do território.

O diretor do CETEP, Carlos Ney Nascimento, explica como vai funcionar a parceria entre as duas instituições. “O CESOL/COMVIDA trabalha com planos de negócios com empreendimentos da economia solidária. A partir desta perspectiva, 12 estudantes serão selecionados para estagiar, sendo cinco de Meio Ambiente, cinco de Agroecologia e dois de Administração. Eles vão visitar essas associações e cooperativas aprendendo todo o processo de desenvolvimento delas e praticando, em suas áreas, o conhecimento do curso técnico”, destaca.

Além do estágio, a parceria vai definir projetos para serem realizados junto ao COOPCETEP (cooperativa do CETEP e formada pelos estudantes), como “Beneficiamento de alimentos”, “Criação de uma fábrica de vassoura PET” e  projeto “Diamante do Sertão”, que consiste na produção de vegetais e animais, de forma sustentável e com o reaproveitamento de recursos. Como parte deste processo, os alunos também irão participar de uma oficina sobre cooperativismo e empreendedorismo, e colher mais informações sobre os projetos alternativos.

A estudante do 1º ano curso técnico de Ensino Médio em Meio Ambiente e presidente da COOPCETEP, Denise de Queiroz, 31 anos, acredita que essa oportunidade vai ajudar bastante na formação profissional. “É uma grande chance de participar de uma atividade que possamos aprender ainda mais sobre a nossa área de atuação. Espero estar apta para ingressar no estágio e tenho certeza que os projetos serão muito enriquecedores para todos os participantes do CETEP”, afirma.