Participação da Bahia no Fórum de Educação Profissional e Tecnológica

 

 

 

 

Com uma delegação composta por mais de 400 pessoas, entre estudantes, professores e gestores, a Rede Estadual da Educação Profissional do Estado da Bahia, participará do III Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), de 26 a 29 de maio, no Recife.

Os estudantes irão apresentar projetos em diversos espaços. A programação reúne desde conferências, palestras e debates até apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas. Todas as atividades estarão relacionadas ao tema central do evento: Diversidade, Cidadania e Inovação.

VEJA COMO SERÁ A PARTICIPAÇÃO DA BAHIA DURANTE O EVENTO

Atividades Autogestionadas da Secretaria da Educação/Superintendência de Educação Profissional

TIPO 1 – TÉCNICO-CIENTÍFICAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 


- 27/05

SEMINÁRIO - Educação Integral, Trabalho como Princípio Educativo e Intervenção Social na EPT
EIXO TEMÁTICO - Inovação: Inclusão e Integração na Educação Profissional e Tecnológica
BREVE DESCRIÇÃO DO PROGRAMA DE ATIVIDADE
Apresentação da concepção de Educação Integral e do Trabalho como Principio Educativo a partir de experiências concretas das redes públicas.
Debate dos elementos potencializadores e neutralizadores das duas concepções.
Apresentação da Intervenção Social como ferramenta possível de integração curricular.

- 28/05

MESA REDONDA - Participação e Controle Social da Gestão da EPT Pública
EIXO TEMÁTICO - Cidadania e Trabalho: a Educação Profissional e Tecnológica
BREVE DESCRIÇÃO DO PROGRAMA DE ATIVIDADE
Apresentar experiências de participação e controle social por meio de conselhos e processos de relacionamento com as comunidades do entorno das escolas.
Debater os princípios da participação e controle social.
Apresentar sugestões e alternativas para potencializar a participação e controle social nas redes públicas de EPT.

- 29/05

MESA REDONDA - Políticas e Redes Públicas na EPT: para além do Pronatec
EIXO TEMÁTICO - Inovação: Inclusão e Integração na Educação Profissional e Tecnológica
BREVE DESCRIÇÃO DO PROGRAMA DE ATIVIDADE
Apresentar e avaliar as principais políticas públicas de EPT.
Apresentar as lacunas nas políticas públicas de EPT ainda não equacionadas.
Discutir a importância das políticas permanentes de financiamento de cursos e da certificação e orientação profissional.

TIPO 2 – MOSTRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

 


- 27, 28, 29/05

Panela sustentável aquecida com energia solar - Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII
DESCRIÇÃO - Projeto realizado por estudantes do curso técnico em agroindústria do município de Jaguaquara-Ba. Objetiva chamar atenção para a importância da redução dos impactos ambientais causados pelo gás liquefeito de petróleo – GLP. Este método aproveita os raios solares em contato com materiais recicláveis de fácil condução e retenção do calor do sol, tais como madeira, embalagem tetra pak, zinco e papel alumínio. É um sistema que opera segundo a reflexão da radiação solar. Desse modo, com a panela sustentável, não há utilização de gás combustível, nem lenha, nem energia elétrica para aquecimento e/ou preparação dos alimentos.
JUSTIFICATIVA DE RELEVÂNCIA E INOVAÇÃO - A ausência de chama e fumaça, a dispensa do uso de combustível, o baixo custo de manutenção e a inexistência de riscos de explosão. A panela sustentável apresenta-se como alternativa ecológica que não agride e nem interfere no meio ambiente. Além das vantagens apresentadas, destaca-se: substancial economia e redução da emissão do gás carbônico na atmosfera.
Diretora: Maria Nelma Porto da Silva

Mia – Intelligent Control Stock - Centro Estadual de Educação Profissional em Logística Transporte e Produção Industrial
DESCRIÇÃO - Os estudantes dos cursos Técnico em Eletromecânica e Técnico em Logística, localizado em Ilhéus-Ba, observaram, durante suas visitas técnicas a diversos tipos de empresas, a deficiência e a lentidão no processo de estocagem de produtos, o que provocou inquietação e decisão dos mesmos em desenvolver um projeto de pesquisa. Este projeto resultou no desenvolvimento de um software chamado de “Mia – Intelligent Control Stock”, que é acionado por pessoas que possuam a senha de acesso e funciona por meio do comando de voz para realizar o controle do estoque e dos relatórios e para gerenciar os cadastros dos produtos, dos fornecedores e dos usuários.
JUSTIFICATIVA DE RELEVÂNCIA E INOVAÇÃO -  Com o Mia – Intelligent Control Stock é possível minimizar investimentos em equipamentos, reduzir o tempo de produção e de operações logísticas, utilizando o espaço existente de forma mais eficiente. As diversas atividades de logística apresentam demandas de desenvolvimento de softwares para facilitar seus processos de trabalho. Com o Mia, as operações de logística desenvolvem-se com mais eficiência, segurança, conforto e economia.
Diretor: Jailson Teles da Silva

Triciclo Pulverizador de Fertilizantes - Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais do Centro Baiano Jubilino Cunegundes
DESCRIÇÃO - Pulverizador Baiano (Triciclo Pulverizador de Fertilizantes). Projeto idealizado por estudantes do curso Técnico em Agropecuária (Morro do Chapéu-Ba). Objetiva suprimir o trabalho pesado ainda presente no trabalho agrícola que causa prejuízos à saúde física ao longo do processo de trabalho (doença laboral). Dessas observações e práticas nasceu o PULBA. Esta máquina em forma de triciclo, elaborada com materiais reutilizáveis, portanto de custo reduzido, é inspirada nas estruturas de triciclos motorizados e bicicletas normais e acessível para pessoas de baixa renda que não possuem uma máquina agrícola.
JUSTIFICATIVA DE RELEVÂNCIA E INOVAÇÃO - Com o PULBA - Pulverizador Baiano consegue-se melhorar a saúde do trabalhador rural, obter um solo menos compactado por máquinas agrícolas, mais eficiência e segurança na aplicação do produto nas diversas culturas. Além destes benefícios e facilidades, o trabalhador desenvolve exercícios físicos enquanto trabalha.
Vice Diretor: Marcele Cardozo de Santana

TIPO 3 – FEIRA DE GASTRONOMIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


- 27/05

MOSTRA - Fabricação Artesanal do Cupulate - Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos
RESUMO - A similaridade das amêndoas de cupuaçu e de cacau tem despertado interesse científico, pois a partir das sementes do cupuaçu fermentadas e torradas podem ser obtidos produtos análogos ao chocolate e de excelente qualidade em termos de sabor. Este trabalho foi iniciado no segundo semestre do ano de 2014 por estudantes que estão cursando, em 2015.1, o III ou o V módulo do curso Técnico em Agroindústria, no Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos, situado em Arataca, Bahia. O objetivo deste trabalho foi obter e caracterizar o líquor (massa) elaborado a partir de amêndoas de cupuaçu produzido no Assentamento Terra Vista, localizado no mesmo município. As amêndoas de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) são processadas em um melanger, através de rolos de granito em movimentos rotativos, que tem por finalidade triturar, misturar, conchear e refinar o líquor após um período de 24 horas de processamento. Os fatores estudados na obtenção do líquor foram a textura, o aroma e o sabor. Como conclusão, o processo proposto constituiu-se em alternativa artesanal, tecnicamente válida, que apresentou paladar agradável, bom rendimento e viabilidade econômica.
Diretor: Artur de Oliveira Neto

- 29/05

OFICINA - Alimentação Sertaneja e Nutrição: desafios para o século XXI - Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II Wilson Pereira
RESUMO - O projeto Alimentação Sertaneja e Nutrição: desafios para o século XXI concretiza-se com a produção de alimentos a partir da investigação sobre as permanências e as transformações das práticas culturais sertanejas. Foi realizado por estudantes do curso Técnico em Alimentos, do Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II Wilson Pereira, localizado em Paulo Afonso, Bahia. Esta proposta gastronômica evidencia a conformação histórico-social intrínseca à comida típica, sendo esta concebida como um patrimônio histórico-cultural. Por meio deste projeto certifica-se a diferenciação entre a comida habitual e uma comida típica trata-se da congregação e da justaposição de duas condições: historicidade e cotidianidade do consumo deste alimento. Este projeto apresenta-se com o manuseio e o preparo da panqueca e da cocada de palma, do bolo da casca de banana e do brigadeiro de capim-santo. Ressalta-se que a palma, a banana e a erva chamada capim-santo são elementos típicos da cozinha sertaneja. Os estudantes deverão mostrar, na prática, todas as etapas do processamento e da conservação destes derivados, bem como os seus valores.
Diretora: Ana Bety Azevedo Ferreira

TIPO 4 – FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


- 27, 28, 29/05

Dos Saberes da Mistura ao Sabor da Cocada de Cacau - Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas
RESUMO - Os estudantes do curso de Qualificação em Alimentação PROEJA Fundamental e do curso Técnico em Nutrição e Dietética, ambos ofertados no Centro Territorial de Educação Profissional Médio Rio das Contas, situado em Ipiaú, Bahia, motivados pela professora de Língua Portuguesa, foram conhecer as origens da cocada. Os primeiros passos foram dados: retomar memórias gustativas e familiares relacionadas à cultura da cocada, principalmente a de cacau, tão tradicional na região por conta do cultivo do cacaueiro, assim nasce este projeto. Sua execução partiu da escuta, pelas turmas, dos relatos orais de algumas donas de casa sobre como a cocada de cacau é preparada. Descobriu-se que o preparo é demorado, desde descascar e moer a amêndoa seca do cacau até o tempo de cozimento. Diante dos fatos, constatou-se que era possível obter, com medidas precisas, uma mistura sem aromatizantes nem conservantes, à base de cacau para preparar uma cocada saborosa e prática, preservando o sabor e o aroma marcante da amêndoa. Basta adicionar água e levar ao fogo! Além disso, a mistura oferece alternativa de geração de renda para estudantes e comunidade do entorno através da revitalização de cooperativas e também do resgate cultural da produção e comercialização da cocada.
Diretor: Eritan Alves de Oliveira

Aviário Móvel - Uma alternativa de criação agroecológica de aves para subsistência na agricultura familiar - Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire
RESUMO - Esse projeto nasceu da inquietação dos estudantes do II semestre do curso Técnico em Agropecuária, ofertado no Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire, situado em Santa Luz, Bahia, a partir da compreensão de que, atualmente, a avicultura alternativa desperta o interesse dos agricultores familiares perante a possibilidade de desenvolvimento de tecnologia social, com aumento da produção alimentícia saudável e qualidade de vida da população. O projeto objetivou desenvolver, entre os agricultores, a compreensão da importância das tecnologias sociais para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas através da integração animal-vegetal. A partir de pesquisas, diagnóstico dos recursos agroecológicos existentes nas comunidades dos estudantes, discussão e proposições, a turma foi dividida em dois grupos: um para confecção do aviário e outro para implantação da horta com introdução do aviário. O resultado sobre 20 pintinhos de corte de linhagem comercial, nesse experimento, apresentou as seguintes características: consumo de ração menor do que na criação tradicional; conversão alimentar maior, decorrente da oferta de alimentos ricos em nutrientes, como restos de hortaliças, substituindo grande parte da ração industrializada; hortaliças apresentando aspectos mais saudáveis, maior robustez e maior número de folhas.
Diretora: Maria Helena Teixeira da Silva

TIPO 5 – ATIVIDADES CULTURAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


- 27/05

Teatro: Mostra Cultural - Canções e Amores - Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá
Vice Diretora: Cintia Sousa Melo

Audiovisual: A Educação Profissional da Bahia - História e Especificidades
RESUMO - A Superintendência de Educação Profissional está desenvolvendo, em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB, o projeto Trabalho e Educação, intitulado como A Chave e que consiste na realização de uma série de 15 programas audiovisuais, nos 27 territórios de Identidade baianos. Com linguagem documental, cada programa abordará uma temática sobre a Educação Profissional, apresentando também a trajetória de estudantes e/ou egressos, pela inserção ou reinserção no mundo do trabalho em 2 territórios de identidade, com realidades distintas. A abordagem contará ainda com diversos atores, como especialistas e autoridades da Educação Profissional, professores, orientadores, familiares, sociedade civil organizada, entre outros, garantido assim diversos olhares e perspectivas sobre a Educação Profissional
O programa A Educação Profissional da Bahia - História e especificidades traz uma abordagem sobre a caracterização dos “surtos” de Educação Profissional da Bahia e a história que antecede e sucede a atual Política Publica Estadual de Educação Profissional. Essa abordagem se dá em 2 territórios de identidade dispares – o Litoral Sul e o Sisal, e apresenta a trajetória de 1 estudante e 1 egressa da Rede Estadual de Educação Profissional.

Audiovisual: Programa Especial: 1ª Mostra de Educação Profissional da Bahia no 3º Encontro Estudantil – Todos Pela Escola
RESUMO
- A Superintendência de Educação Profissional está desenvolvendo, em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB, o projeto Trabalho e Educação, intitulado como A Chave e que consiste na realização de uma série de 15 programas audiovisuais, nos 27 territórios de Identidade baianos.
O programa Especial: 1ª Mostra de Educação Profissional da Bahia no 3º Encontro Estudantil – Todos Pela Escola apresenta projetos desenvolvidos pelos estudantes e professores dos cursos técnicos e de qualificação socioprofissionais, dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional (EP) e das unidades escolares que ofertam cursos de EP. Estes projetos refletem a concepção do trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico, devolvendo à comunidade os conhecimentos e habilidades trabalhados no percurso formativo dos cursos na forma de tecnologias sociais, criativas e com aplicabilidade na realidade social. Focados em 12 Eixos Tecnológicos, os projetos também demonstram a consolidação da Educação Profissional na Rede Estadual de Ensino, possibilitando aos adolescentes, jovens e adultos, de todos os Territórios de Identidade da Bahia, a formação técnica e profissional integrada à educação básica.
 
- 28/05

Música: Música Popular Brasileira para Trio de Saxofones - Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Professor: José Carlos Sales da Costa

OUTRAS ATIVIDADES
 
- 27/05

Lançamento do Anuário Educação Profissional da Bahia: Geração, Gênero e Etnia (Feira do Livro)
Autores: Governo do Estado da Bahia / Secretaria da Educação do Estado da Bahia/ Superintendência de Educação Profissional e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos – DIEESE
Editora: DIEESE
Temática: 1. Educação Profissional; 2. Juventude; 3. Mulher; 4. Cor/Raça; 5. Estatística

Conferência Direitos Humanos e Cidadania: Desafios para a Educação Profissional e Tecnológica
Prof. Dr. Moacir Gadotti (IPF Brasil, USP)
Prof.a Dra. Silvia Manfredi (IPF Itália, Unicamp)
Profa. Dra. Salete Valesán (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso)
Mediação: Prof. Dr. Antonio Almerico Biondi Lima (SEC/SUPROF, UFRB)
Ementa: Nesta conferência, pretende-se propiciar a reflexão sobre a forma como tem sido realizado o desenvolvimento politico, econômico e social das nações no mundo contemporâneo, tendo por base os direitos do homem, expressos pela “Declaração Universal dos Direitos do Homem” e a promoção de cidadania, entendida como atendimento às suas necessidades básicas, à participação efetiva na vida social e no mundo do trabalho.
Sob essa ótica, as ações educacionais planejadas pelas instituições de educação profissional deverão contribuir para a elevação do padrão de vida da população e para a redução das discrepâncias sociais e econômicas, melhorando os índices de desenvolvimento regionais.
É consenso que a educação profissional é estratégica para o desenvolvimento social, econômico e cultural, gerando novas oportunidades de trabalho e renda e novas perspectivas de vida, contribuindo para o atendimento das demandas do mundo do trabalho, a elevação do nível de vida e a garantia do exercício da cidadania.

- 29/05
Concurso de Gastronomia - Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II Wilson Pereira
Estudantes: Michelly Marques Barbalho e Marizete Ferreira da Silva
Diretora Ana Bety Azevedo Ferreira

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