Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Península de Maraú ganha Polo de Informações Turísticas
A população da Península de Maraú já conta com uma importante ferramenta que vai ajudar no desenvolvimento da educação profissional e do turismo na região. Trata-se do Polo de Informações Turísticas da Península de Maraú, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul (Cetep).
Este é o primeiro dos quatro polos a serem instalados no Território, antes do verão, pela Secretaria da Educação do Estado. Os demais funcionarão nos povoados de Tremembé, Caubi e Saquira. Nos polos, os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo irão recepcionar os visitantes de todas as partes do Brasil e de outros países interessados em conhecer as atrações culturais, históricas, arquitetônicas e, sobretudo, as belezas naturais da cidade que já foi chamada de Mayrahú e habitada pelos índios Mayra.
O polo funcionará na Associação dos Amigos da Península de Maraú, localizada na Avenida Beira Mar, nº 5, Centro. O local é estratégico e é dotado de infraestrutura para o atendimento ao turista. Os estudantes distribuirão materiais, como folders que ajudam a contar a história da Península e que foram elaborados por eles em sala de aula. Há detalhes sobre a cidade, como por exemplo, a origem da Paróquia São Sebastião, construída em 1915 e roteiros turísticos alternativos, como trilhas ecológicas que levam a lindas cachoeiras.
Objeto desconhecido
Além disso, está tudo na “ponta da língua”, como afirma a estudante do 4º curso técnico em Guia de Turismo, Daniele Figueredo, 18 anos. Ela está entusiasmada. "Meu coração está a mil. É um projeto que visa aprimorar o turismo em atuação no polo que vai valorizar a nossa cidade. Daremos orientações sobre trilhas e serviços, falaremos sobre a história da Península, das manifestações culturais. Vamos indicar, também, os atrativos naturais e culturais. Vai ser muito bom", disse.
Meio ambiente – Naila Marinho, 17 anos, acredita que o trabalho será enriquecedor para a comunidade. "Conscientizar sobre a importância de cuidar e conservar o meio ambiente é uma das nossas práticas nesse projeto. Queremos trazer turistas para a nossa cidade, mas turistas que respeitem e valorizem o meio ambiente. No guiamento, temos essa preocupação de pedir que os turistas não joguem lixo pelo caminho, não deixem nada nas cachoeiras, nas praias. De forma alguma queremos que as belezas naturais da Península sejam degradadas. Chamamos atenção para isso o tempo todo, inclusive nos folders".
A professora Edinete de Oliveira, vice-diretora do CETEP Litoral Sul, disse que esta atividade é caracterizada como um estágio social. O estágio é um componente curricular que coloca o estudante em contato direto com a realidade do mundo do trabalho. Possibilita, desta forma, que o estudante desenvolva habilidades e atitudes necessárias para agregar conhecimentos e práticas, exercitar a autonomia e emancipação, socializar e refletir sobre a relação dialética estabelecida entre teoria e prática.
Orientados por professores, os grupos de quatro a seis estudantes se revezarão no atendimento aos turistas de domingo a domingo, das 7h30 às 20h, no Polo de Maraú e de domingo a domingo, das 8h às 18h, nos polos dos povoados. Cada turma permanecerá nos polos por quatro horas.
Para a vice-diretora, Edinete Oliveira, os polos revitalizarão o turismo da Península de Maraú. “Os estudantes estão encantados, muito envolvidos e felizes com a possibilidade de viverem daquilo que passaram quatro anos estudando e se preparando. E, melhor ainda, é o fato de que poderão continuar trabalhando onde nasceram. A expectativa é firmar parcerias e instalar outros polos no território, em locais a exemplo de Barra Grande”, afirmou.
O professor-orientador, Marcílio Góes, ressalta que está sendo firmada uma parceria com a Secretaria de Cultura de Maraú. “Nossos estudantes já estão em parceria com a Secretaria de Cultura, desenvolvendo uma agenda cultural que será disponibilizada em pousadas e restaurantes. A ideia é que os turistas tenham acesso a todos os eventos que vão acontecer na cidade ao longo do ano, como as manifestações culturais, a exemplo do Cocumbi, da caipora e dos mascarados. Atualmente, os visitantes estão restringidos a observar apenas as belezas da cidade, sem conhecimento histórico. Agora, com os polos, os turistas terão estas informações por meio dos nossos estudantes que estão muito bem qualificados e preparados para isso”, festeja.
Notícias Relacionadas
-
Abertura da 3ª edição do Deputado Jovem Baiano reúne 63 estudantes na Alba para vivência legislativa
-
Estudantes da rede estadual de Serrinha são premiados por projeto científico em evento da Samsung
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas visitam a Fenagro
-
Jovens cientistas criam copo biodegradável a partir do amido de mandioca e bagaço de cana
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Encontro Estudantil da rede vai reunir 5 mil estudantes na Arena Fonte Nova para mostra de projetos