Pesquisa do INEP identifica ações adotadas pelas escolas durante a pandemia

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está mobilizando os gestores escolares para a participação na pesquisa "Resposta educacional à pandemia de Covid-19 no Brasil”, que está sendo realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), até a próxima sexta-feira (7). A pesquisa tem como objetivo identificar as ações adotadas pelas escolas brasileiras diante da necessidade de medidas de enfrentamento à disseminação do novo Coronavírus e pode ser respondida através do endereço http://www.educacenso.inep.gov.br/censobasico/#/

O questionário é eletrônico e utilizou como referência estudos técnicos internos e outras pesquisas nacionais e internacionais já realizadas sobre o tema no período. Com base nas respostas ao instrumento, espera-se compreender os impactos educacionais no ano letivo de 2020 em todo o país em relação ao calendário escolar e à adoção de medidas pedagógicas e sanitárias.

O superintendente de Gestão da Informação da Educação do Estado, Rainer Guimarães, falou sobre a importância do engajamento dos gestores escolares. “A SEC promoveu uma série de encontros virtuais de alinhamento com os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e de orientação às unidades escolares, para a execução da segunda etapa do Censo Escolar 2020, denominada “Situação do aluno” e uma das novidades deste ano foi a disponibilização do questionário “Resposta educacional à pandemia de Covid-19 no Brasil”, que visa conhecer as diferentes realidades vivenciadas nas instituições de ensino do país, diante dos desafios impostos pela crise sanitária decorrente do Coronavírus”, afirmou.

Sobre o Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da Educação Básica, o censo é coordenado pelo INEP e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional. O Censo Escolar é uma pesquisa que coleta dados indiretos, com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, por meio do Sistema Educacenso.

* Com informações do INEP