Posse de colegiados reúne comunidades escolares na Escola Parque

Os colegiados escolares das unidades que integram o Centro Educacional Carneiro Ribeiro tomam posse no dia 30 de abril. A cerimônia acontece às 9 horas, na Biblioteca Carmem Teixeira, da Escola Parque, no bairro Caixa D’Água, em Salvador. O encontro reúne representantes das Escolas Classe I, II, III e IV; Escola Estadual Anísio Teixeira; Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva; Escola Estadual Professora Candolina; Colégio Estadual Celina Pinho e Escola Parque.

As demais escolas da rede estadual empossaram seus colegiados no decorrer dos meses de março e abril. As eleições ocorreram em novembro de 2012, com a participação dos estudantes com idade a partir dos 12 anos, pais ou responsáveis, profissionais do magistério e servidores técnico-administrativos das escolas. Os novos colegiados atuarão por dois anos (2013- 2014).

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Todas as escolas da rede estadual da Bahia possuem um colegiado escolar, composto por membros de quatro segmentos: professores, estudantes, funcionários e pais. O número de representantes, titulares e suplentes é proporcional ao porte da escola.

Também unidades de atendimento especial, como as que funcionam em acampamentos e prisões, constituem seus colegiados mediante adequações. De acordo com a coordenadora de Ações Participativas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Andréa Líger, “podem ser exceções as escolas indígenas e quilombolas que julguem ser inviável a existência do colegiado por conta de suas especificidades”.

A coordenadora enfatiza que “a constituição do Colegiado é muito importante porque assegura a participação da comunidade na escola. Trata-se do principal mecanismo da gestão democrática e participativa. Orientamos, inclusive, para a que a posse seja pública, ocorra na presença da comunidade, porque isso reforça o reconhecimento, fortalece a representação do colegiado”, diz Andréa Líger.

Os membros do colegiado participam da gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola, promovendo o monitoramento e a avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Os colegiados podem ajudar a decidir onde serão investidos os recursos que chegam às escolas, participar da elaboração de propostas pedagógicas, regimento escolar, cardápio alimentar, calendário escolar e, também, articulação escola e comunidade, entre outras funções deliberativas, consultivas, avaliativas e mobilizadoras.