Práticas inovadoras podem participar de chamada pública do Ministério da Educação

Foto: Liviane Barbosa - Ascom/IAT

Com o objetivo de divulgar a Chamada Pública para Inovação e Criatividade na Educação Básica, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta sexta-feira (09/10), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a videoconferência “Criatividade e Inovação”. A atividade, que contou com a participação de professores, estudantes e gestores, buscou criar bases para uma política de fomento às práticas inovadoras e experiências exitosas nas escolas da rede estadual.

Escolas da rede estadual, municipal ou privada podem participar da chamada pública aberta pelo MEC. Para isso, é preciso que elas já atuem de forma inovadora e criativa, com foco na criação de estratégias e práticas pedagógicas que fortaleçam o ensino e a aprendizagem. Também é preciso preencher um formulário, disponível no site Inovação e Criatividade. As inscrições estão abertas até o dia 23 de outubro.

“O nosso intuito é convidar os professores e gestores para mapearmos as boas práticas em suas escolas. Nosso Estado é muito grande, temos uma rede grande e muitas dessas ações não têm visibilidade. Não saem do espaço onde estão. Elas precisam sair e servir como referência para outras escolas”, explicou o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Eliezer Silva. “Nossa proposta é que isso esteja sistematizado em uma cartilha, e aqui, no Estado da Bahia, queremos fazer um seminário dessas práticas inovadoras”, completou Rowenna Brito, coordenadora de Educação Integral, da Secretaria da Educação.

Fotos: Liviane Barbosa - Ascom/Educação

Estudante do Colégio Ypiranga, em Salvador, Bruno Santos atua como voluntário na unidade escolar, em outro turno, e, recentemente, coordenou a competição de futsal da escola. “Divulgar essas boas práticas é importante para que as escolas vejam como é maravilhosa a participação dos alunos. Acredito que inserir os estudantes nas rotinas da escola para além da sala de aula, nos motiva a cuidar da escola, de fazer com que as coisas funcionem. As práticas inovadoras servem como espelho para outras escolas e assim vamos fortalecendo essas práticas”, comemorou o estudante.