Primeira escola pública de Conquista comemora 60 anos

Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador) comemora,  nesta terça-feira (20/03), os 60 anos de existência do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), primeira instituição pública de ensino do município. Uma culto ecumênico celebrado por ex-estudantes abre as homenagens às 19h30, no auditório da própria escola. No dia 23, a programação festiva segue das 7h30 às 20 horas com mesa-redonda, entrega da sala de odontologia e da praça interna da escola, oficinas, caminhada, apresentação da fanfarra e exibição do documentário IEED 60 anos, eu faço parte dessa história, produzido pelos estudantes.

Transformação - O IEED nasceu em 1952 com a missão de abrigar o Curso Normal Médio para formar cidadãos professores. A Escola Normal, como o IEED ficou conhecido pelos conquistenses, tornou-se, então, um marco da tranformação e reforma da sociedade,  mudando os rumos da educação e inaugurando novas perspectivas socioculturais. “A escola realizou um grande sonho dos moradores de Vitória da Conquista que antes tinham que mandar seus filhos para estudar em Salvador ou Caetité”, conta o diretor do IEED, Albano Carvalho.

O diretor acrescenta que o nome do instituto homenageia o professor “Tidinho” (Euclides Dantas) que mudou de Salvador para educar os filhos dos fazendeiros de Conquista. “Foi ele que se empenhou junto com outras personalidades para a criação da escola, que pode ser considerada o embrião da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), pois formou os professores para a antiga Faculdade de Formação de Professores de Conquista, que deu origem à Uesb”.

Hoje, o Instituto de Educação Euclides Dantas atende 3.500 estudantes do ensino fundamental II (5ª a 8ª série) e ensino médio (1º ao 3º ano). O tradicional Curso Normal Médio, referência para os conquistences, continua formando professores para atuarem no ensino fundamental I (1ª a 4ª série).

A escola também conta com projetos como Mais Educação, Gestar e Ensino Médio Inovador. Seus estudantes participam anualmente dos projetos Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e Artes Visuais Estudantis (AVE). O IEED  oferece Educação de Jovens e Adultos e, a partir deste ano, funcionará como sede do Centro Noturno de Educação de Conquista, com oferta do ensino médio, educação para o trabalho e atividades culturais.