Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professor do Colégio Estadual Monteiro Lobato trabalha questões relacionadas ao espaço e às formas geométricas
Estudantes do Colégio Estadual Monteiro Lobato, localizado no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, estão aprendendo matemática de uma maneira diferente, por meio do projeto Uso de Materiais Manipuláveis nas Aulas de Geometria. A ação, uma iniciativa do professor Vanildo dos Santos, trabalha questões relacionadas ao espaço e às formas geométricas, além de estabelecer conexões com outros conceitos matemáticos, abordando a disciplina de modo exploratório e investigativo.
Durante as aulas, os estudantes utilizam instrumentos de medida, como transferidor e régua, para investigar as formas geométricas apresentadas. Após a exposição teórica dos conteúdos, os alunos iniciam uma tarefa exploratória que consiste na investigação das formas geométricas. “Eles observam a figura, expõem o que conhecem dessa figura e examinam suas propriedades. Tudo isso é feito grupo, em um ambiente dialógico, no qual um colega ajuda o outro”, revela o professor.
Vanildo explica que, com o projeto, os alunos participam ainda mais da aula, ajudando na compreensão dos conteúdos. “Nós não falamos de matemática de um lugar invisível. A partir da atividade exploratória, o estudante entende o que é medida, o que é ângulo, o que é vértice. Nós trazemos o aluno para embate e para a discussão da dúvida, e quando ele percebe que está aprendendo, eu vejo a sua satisfação”.
Para o estudante do 9º ano do ensino fundamental, Gabriel Áquila Rocha, 13 anos, o método facilita o aprendizado. “Podendo ver, tocar e explorar os objetos a gente aprende muito mais, e quando alguém faz uma pergunta, a gente sabe responder o porquê da resposta”, conta o estudante, que recebe o apoio da colega Camila Conceição Santos. “No contato com o material, a gente aprende como se faz e a aula fica mais interessante. Eu sempre gostei de matemática, mas assim é mais fácil aprender”, acrescenta Camila.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro