Professores da Lemos Brito constroem Projeto Político-Pedagógico

Professores da Escola Especial da Penitenciária Lemos Brito estão reunidos, hoje, em oficina para a construção do Projeto-Político Pedagógico da unidade, que será alinhado às novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Prisões. O projeto é o instrumento que vai nortear as ações da escola a curto e longo prazo e conta com o apoio do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Bahia.

“Nosso principal desafio é ampliar a oferta de vagas e garantir a especificidade dessa educação. Ali, o sujeito está privado da liberdade, mas educação continua sendo um direito. Sabemos que a educação não é a única responsável, mas pode possibilitar a esse sujeito a ressocialização”, destaca a diretora da Escola Especial da Penitenciária Lemos Brito, Maria das Graças Reis Barreto.

A unidade existe há 20 anos e possui extensões também na Colônia Lafaiete Coutinho, no Conjunto Penal Feminino, no Presídio Salvador, na Cadeia Pública e no Hospital de Custódia e Tratamento. Ao todo, são atendidos 667 alunos da educação básica, em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) equivalentes aos ensinos fundamental e médio.