Professores da rede estadual da Bahia se reúnem na Jornada Pedagógica 2013

Gestores e professores da rede estadual participam da Jornada Pedagógica 2013, que acontece até terça-feira (02/04) nas escolas. “Este é o espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, com a participação de todos os educadores, visando fortalecer o ensino-aprendizagem e garantir aos nossos estudantes o direito de aprender”, afirmou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, durante a abertura da jornada, na segunda-feira (01/04), no colégio estadual Almirante Barroso. Mais de 300 professores de oito colégios estaduais da região de Paripe participaram da ativididade (Almirante Barroso, Barros Barreto, Professor Carlos Barros, Edson Tenório de Albuquerque, João Caribé, Marcílio Dias, Maria Odete e Sete de Setembro).

Jornada Pedagógica 2013 / Foto Claudionor Jr. Ascom/Educação

Na oportunidade, o secretário da Educação anunciou a ampliação do programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que passará a atender a todas as escolas da rede estadual de Salvador, e também o atendimento personalizado no SAC Educação, com hora marcada, para profissionais das áreas de Fisioterapia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Psicologia e, agora, Nutrição.

O secretário Osvaldo Barreto pontuou, ainda, a autonomia das escolas, uma realidade proposta pelo atual governo do Estado, graças às eleições diretas para diretores, assegurando um ambiente mais democrático nas escolas estaduais, com a participação dos educadores em todos os processos, inclusive no planejamento pedagógico. Ele exemplificou que os projetos estruturantes implantados pela Secretaria da Educação do Estado foram desenvolvidos com a participação de professores da rede estadual, como Gestar, Em-Ação e Ciência na Escola.

“A Jornada é uma forma de nos prepararmos para o ano letivo e motivar os professores em relação aos projetos estruturantes da Secretaria”, afirma a vice-diretora do Colégio Estadual Maria Odete Pithon Raynal, Maria Leda Rodrigues, ressaltando que “a ampliação do programa Saúde  do Professor é muito importante para toda a categoria, que passará a ter atendimento em áreas como nutrição e apoio psicológico”.

Melhoria no aprendizado – A diretora do Colégio Estadual Edson Tenório de Albuquerque, Célia Araújo, acredita que “o fortalecimento dos projetos estruturantes traz melhorias para o aprendizado dos estudantes”. Já o diretor do colégio Marcílio Dias vê, na Jornada, um meio de “maior integração entre professores e a comunidade para enfrentar os desafios de alcançar um ensino de qualidade, a cada ano”.

“Este é o espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, com a participação de todos os educadores, visando fortalecer o ensino-aprendizagem e garantir aos nossos estudantes o direito de aprender” - Osvaldo Barreto - Secretário da Educação

O diretor do Colégio Sete de Setembro, Diógenes Ribeiro, coordenador do Pólo 19, que reúne as oito escolas estaduais de Paripe, compartilha a opinião de que o trabalho coletivo fortalece o aprendizado e a escola pública. “Criamos esse grupo no ano passado, reunindo diretores, vices-diretores, professores, funcionários, pais e comunidade,  para apoiar a Secretaria da Educação no planejamento do ano letivo. E essa iniciativa significa opinar, discutir, sugerir, questionar e dar providências”, disse.

“Esse processo de articulação combina com os processos contemporâneos de organização em rede, buscando-se apoios para que as ações possam ser efetivadas. Assim, estamos introduzindo uma cultura de estruturação de um projeto pedagógico especial, que tem como meta o aprendizado de qualidade”, afirmou Amélia Maraux, superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Jornada Pedagógica 2013 / Claudionor Jr. Ascom/Educaçao

Vale destacar, como explica a superintendente, que, no planejamento do ano letivo 2013, todos os cursos, níveis, séries/anos e modalidades devem assegurar o trato com as temáticas transversais: Educação das Relações Étnico-raciais, História e Cultura Africana e Indígena, Educação Ambiental, Educação das Relações de Gênero e Sexualidades, Educação para Saúde, Educação Especial e Educação Fiscal. Essas temáticas, que perpassam todo o currículo da educação básica, contribuem para a formação humanística, a compreensão das relações sociais, o enfrentamento às desigualdades sociais, a construção de conhecimentos contextualizados e interseccionados, potencializando os diálogos inter e transdisciplinares.