Professores da rede estadual podem participar de cursos de licenciatura nos Pólos UAB

Estão abertas, até o dia 23 de abril, as inscrições para o processo seletivo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), voltado para os cursos ministrados nos Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Juazeiro e Campo Alegre de Lourdes, Norte da Bahia. A inscrição pode ser feita no site www.ufpi.br/copese. No total, serão ofertadas 395 vagas.

A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e instituições públicas de ensino superior, no intuito de promover a formação de professores que atuam regularmente nas redes públicas estadual e municipais de educação da Bahia. A coordenação das atividades fica sob a responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Os cursos são ministrados na modalidade a distância, e os interessados podem escolher entre licenciatura em Filosofia, Letras (Português) e Pedagogia, no Polo Juazeiro, e entre os cursos de licenciatura em Filosofia, Letras (Português), Pedagogia e Matemática no Polo Campo Alegre de Lurdes. O exame, programado para o dia 18 de maio de 2014, será composto de 60 questões de múltipla escolha, distribuídas nas provas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e mais uma prova redação.

Universidade Aberta do Brasil – O Sistema Universidade Aberta do Brasil é um programa criado pelo Ministério da Educação e operacionalizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com os governos locais e Instituições de Ensino Superior (IES). O programa promove a ampliação e interiorização da oferta de formação inicial e continuada de professores, por meio da educação a distância e do uso ampliado de tecnologias da informação e comunicação.