Professores de universidade americana conhecem o Complexo Integrado de Educação

Palavras-chave:
Foto: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIE), unidade da rede estadual de ensino, localizado no Sul do estado, recebeu, nesta sexta-feira (4), a visita de três professores da Universidade de Princeton, dos Estados Unidos e do Reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho. Durante o encontro, eles conheceram as ações e os projetos desenvolvidos ao longo dos quase dois anos de funcionamento do Complexo.
 
De acordo com o diretor do CIE, Caetano Cupolo do Sacramento, o encontro foi muito produtivo. “Por meio dessa visita a gente abre um horizonte de pesquisa entre as duas universidades e que vai possibilitar a experiência de intercâmbio dos professores e estudantes do Complexo e da UFSB. Além disso, esse encontro foi motivado devido à identidade da metodologia interdisciplinar de ensino adotada pelas universidades e que deve resultar em compartilhamento de conhecimento”, explica o gestor.
 
Sobre o Complexo
Os Complexos Integrados de Educação são unidades da rede estadual que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço, com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Além do CIE de Porto Seguro, a Secretaria da Educação do Estado mantém os Complexos Integrados de Educação de Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e de Ipiaú, em parceria com a UNEB. O Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro foi implantado no final de 2015.
 
Dentre os projetos desenvolvidos nos Complexos, destaca-se o Estações dos Saberes, que é uma metodologia de ensino que envolve todas as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar. Nas Estações, os professores, membros da comunidade e professores e estudantes da UFSB trabalham com oficinas e temas variados ao longo do ano letivo. Os estudantes escolhem o tema e fazem suas inscrições em, pelo menos, quatro estações por trimestre e são agrupados de forma multisseriada.

Notícias Relacionadas