Professores e estudantes de Riachão do Jacuípe dialogam sobre alimentação saudável e atividade física com especialistas

Os professores e estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Jacuípe II João Campos, localizado no município de Riachão do Jacuípe, a 192 km de Salvador, tiveram a oportunidade de discutir, nesta segunda-feira (19), sobre "Alimentação saudável e atividade física em tempos de pandemia". A iniciativa, que não conta como atividade letiva, foi realizada através da plataforma Google Meet, mediada pelas professoras Adriana Katiuscia Almeida e Alvanice Oliveira e contou com explanações sobre o tema da nutricionista Layane Almeida e do educador físico Donizete da Silva.

A nutricionista Layane Almeida promoveu uma reflexão sobra a boa nutrição do corpo. "É uma questão permanente para a manutenção da saúde, principalmente, a imunidade. A nutrição pode auxiliar bastante no fortalecimento do sistema imune como prevenção e combate ao Coronavírus. É essencial que as pessoas consumam mais alimentos ricos em vitaminas E, C, D e A, além de ferro, zinco, selênio e ômega 3; a exemplo de azeite de oliva extra virgem, frutas cítricas, peixes, cereais integrais, ovos e leite, entre outros, para fortalecer a imunidade. Além disso, devemos sempre manter os hábitos saudáveis. O sono e a atividade física são tão importantes quanto a alimentação equilibrada em quantidade e qualidade", destacou.

O educador físico Donizete da Silva enfatizou a importância do treinamento físico em casa durante a pandemia e forneceu algumas dicas. "Existem vários exercícios físicos que podem ser feitos em casa, a exemplo de polichinelos, pular corda, subir escadas, dança, ginástica e alongamentos, que são recomendados, respeitando a condição física de cada praticante. Essas atividades podem ser realizadas por 30 minutos contínuos ou em blocos de dois, cinco, dez e 15 minutos", explicou.

O estudante Istelicio Souza Neto, 20, que faz o curso técnico em Enfermagem, disse que gostou muito das discussões sobre a temática. "Embora não existam alimentos que nos deixem imunes a vírus e bactérias, o sistema imunológico se beneficia e se fortalece por meio de uma alimentação saudável,  diversificada e rica em nutrientes. As atividades físicas saíram dos parques e academias e vieram para dentro das nossas casas. Todos nós precisamos de orientações, pois fomos obrigados a nos adaptarmos em diversos sentidos no nosso cotidiano".

Notícias Relacionadas