Professores e gestores discutem orientações curriculares para o ensino médio

Professores, gestores, técnicos e coordenadores pedagógicos da rede pública estadual de ensino estiveram reunidos, nesta segunda-feira (13/10), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, para discussões relacionadas à elaboração de um documento com orientações curriculares para o ensino médio, subsidiando os educadores no desenvolvimento dos currículos. O encontro, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi transmitido, por videoconferência, para todas as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Videoconferência para Orientações Curriculares - Claudionor Júnior
O documento segue as novas orientações discutidas na Jornada Pedagógica 2014, e se refere a procedimentos, estratégias e práticas pedagógicas para a implementação de currículos inovadores, de acordo com as atuais demandas da Educação Básica. Foca, também, nas áreas de Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux, esteve presente no evento e ressaltou a importância da participação de todos os envolvidos neste processo. “Toda essa construção tem sido feita pelos professores e gestores da rede, e é isso que dá solidez ao nosso processo de gestão pedagógica. O nosso objetivo é sempre aprimorar a nossa prática pedagógica”, disse, ressaltando que projetos como Gestar, Pacto pelo Ensino Médio e Ciência na Escola, realizados pela Secretaria da Educação, são fundamentais para o fortalecimento do ensino.

Além da videoconferência, também foram realizadas reuniões presenciais nas Diretorias Regionais de Educação, agrupadas por polos, para discutir o conteúdo das orientações. “Vários encontros pedagógicos foram feitos até chegar a esse documento, que está em sua terceira versão, depois de muitas escutas a professores, gestores e técnicos”, disse Maria José Lacerda Xavier, coordenadora de Ensino Fundamental e Médio da Secretaria.

Notícias Relacionadas