Professores e gestores participam do Procon vai às escolas

Foto: Ascom/Procon-BA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Professores e gestores da rede estadual de ensino estão participando do projeto “Procon vai às escolas”, que tem como objetivo a formação de agentes multiplicadores na difusão das relações de consumo. Nesta quarta-feira (15), a ação, promovida pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), foi realizada no  Colégio Estadual Manoel Novaes, localizado no bairro do Canela, em Salvador. O “Procon vai às escolas” atende às diretrizes do Educar Para Transformar, programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que tem entre as suas finalidades, a formação de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública.
 
O diretor de Assuntos Especiais, Paulo Teixeira, do Procon-BA, contou sobre a importância do projeto nas unidades escolares. “Os temas de Educação do Consumidor são abrangentes e podem ser abordados, transversalmente, em quase todas as disciplinas tradicionais de ensino formal além de outros currículos. Consequentemente, os professores são os profissionais mais indicados para esta tarefa de multiplicadores de educar para o consumo e para ajudar a formar os consumidores de amanhã”, destacou.
 
A professora de Inglês, Mônica Lopes, ressaltou que a proposta vai ao encontro da escola que também tem a função de formar cidadãos. “Eu acho interessante trabalhar a relação entre produto e consumo relevando a questão ética, porque existem formas de agir e pensar que destoam o entendimento de quais são os nossos direitos e deveres,” enfatizou. Já a professora de Sociologia, Rita Paixão, salientou que “trazer essas ferramentas pode ser crucial para promover a cidadania plena do estudante. Aliás, o estudante pode utilizar essas informações como mediador na própria comunidade, fortalecendo a consciência sobre os seus direitos”, salientou.
 
O projeto “Procon vai às escolas” já foi realizado nos Colégios Estaduais Luis Viana (Brotas), Mário Augusto Teixeira de Freitas (Nazaré) e Duque de Caxias (Liberdade) e o Centro Estadual de Educação Magalhães Neto (Barris). Segundo Fábio Barbosa, o coordenador de Edução Ambiental, Fiscal e para a Saúde, da Secretaria da Educação do Estado, “trabalhar os temas de forma transversal contribui para o enfrentamento das desigualdades sociais, com a construção de conhecimentos contextualizados, potencializando os diálogos interdisciplinarres, envolvendo todas as áreas de conhecimento”, destacou. 
 
 

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