Professores têm entrada gratuita para estreia do filme Insônia

Palavras-chave:

Professores da rede estadual de educação estão convidados para a estreia do filme "Insônia", que acontece neste sábado (25/05), às 11h, no Espaço Itaú de Cinema, na Praça Castro Alves, em Salvador. Além da entrada gratuita, os professores de língua portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental concorrem a exemplares do livro que dá nome ao filme. A  partir das 10h o autor estará na Livraria LDM (Praça Castro Alves s/n) para conversar com os professores e autografar seus livros . E após o filme, haverá debate com a presença do autor. O objetivo é ampliar o universo cinematográfico do professor, visando o prazer de ver um bom filme em uma sala especializada, sem o compromisso de um trabalho pedagógico imediato à experiência cinematográfica.

Insônia (drama, Brasil-Argentina, dir. Beto, com Lara Rodrigues, Daniel Kusnieka e Luana Piovani, 90 min), trata do mundo insone dos adolescentes.  Baseada na obra homônima de Marcelo Carneiro da Cunha, reeditada pela Projeto Editora, a película trata da dificuldade de adaptação cultural. No livro, o autor utiliza desde os poemas de Sylvia Plath, Robert Frost e Carl Sandburg até as conversas via Internet, que se fundem de modo articulado com a voz maior da narrativa.

A história narra o cotidiano do drama de filhos de brasileiros e seus cônjuges argentinos e uma peculiaridade: a dificuldade de adaptação cultural por razões emocionais. Histórias conjugadas de fugas, ajudas recíprocas, acolhimento e novo campo de trabalho, ou como neste caso, da viuvez inesperada. A narrativa adota uma linguagem ágil, uma estética cibernética e um universo virtual ainda mais rápido de troca de informações, para chegar aos jovens. Para quem tem filhos adolescentes ou trabalha diretamente com esse público no Brasil, é uma obra plenamente recomendável.

O autor:
Marcelo Carneiro da Cunha nasceu em Porto Alegre. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, como escritor, já publicou 13 livros, tendo recebido prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes, da União dos Escritores do Brasil e da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, entre outras. Escreveu o roteiro do filme Batalha naval e o argumento de O branco — premiado nos festivais de cinema de Berlim, Rio de Janeiro, Biarritz e outros. Em 2000, foi escritor-residente da Fundação Ledig House, de Nova York. Em 2004, lançou o romance O nosso juiz, seu primeiro livro para o público adulto. Em 2005, publicou o volume de contos Simples — O amor nos anos 00.

Notícias Relacionadas