Professores trabalham o emocional dos estudantes para o ENEM

Foto: acervo pessoal

Depois de um ano de preparação é chegada a hora do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nestes sábado e domingo (5 e 6/11). No último dia de aula antes do exame, as escolas estaduais promoveram revisão de conteúdos e os professores também se dedicaram ao apoio psicológico, passando orientações de como controlar o nervosismo e a ansiedade no momento da prova.

O estudante, Bruno Alencar, 17 anos, 3º ano do Colégio Estadual Raphael Serravalle, na Pituba, participou de aula de relaxamento e da palestra “Atitude mental e emocional para as provas”, ministrada pela professora de Espanhol e Inglês, Sônia Magalhães, que atua também como professora de Yoga e fisioterapeuta. Ele fala sobre a importância da atividade. “A concentração e o equilíbrio são fundamentais para que possamos ler e entender as questões, além de estarmos tranquilos na produção da Redação. Saber administrar o tempo com cautela, também é importante e esta aula nos ajuda a reforçar isso”, ponta.

O seu colega Vitor Gabriel Alves, 17, também fala que o relaxamento neste momento é fundamental. “Naturalmente o aluno busca estudar bastante para reter o maior número de conteúdo e esquece do lado emocional. Gostei de ver a escola pensando em alternativas de nos preparar para o Enem. Quero poder utilizar o que aprendi,” afirma.

A professora Sônia Magalhães diz que o relaxamento neste momento é essencial para que o estudante tenha um bom desempenho. “Os próprios estudantes solicitaram essa palestra que foi dividida em um momento teórico e outro prático. Eles aprenderam a manter a concentração, trabalhar melhor a respiração e saber lidar com os momentos em que esquecem o assunto estudado ou quando dá branco nas questões”, disse. A professora ainda ressaltou que “não adianta o aluno estudar até a exaustão e não saber equilibrar o corpo e a mente”.

Nesta reta final para o ENEM, os professores também orientam os estudantes sobre horários e outras regras exigidas, ampliando a segurança dos candidatos. “Nas aulas estamos sempre alertando os estudantes para conferirem todas as regras para realizarem a prova: horário, local, tipo de caneta, número de linhas da redação e tempo de prova. Sempre oriento que os estudantes visitem o lugar que farão a prova dias antes para não terem nenhuma surpresa”, enfatizou Aurineide Oliveira, professora de Geografia, do Colégio Estadual São Daniel Comboni, em Sussuarana.