Programa Conexões – Estação do Saber dialoga com comunidade escolar sobre o projeto Dignidade Menstrual

O programa Conexões - Estação do Saber, desenvolvido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades ligadas à Secretaria da Educação do Estado (SEC), deste sábado (18), abordou o projeto Dignidade Menstrual. Mediado pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, o programa foi transmitido direto do Colégio Modelo de Vitória da Conquista, pelo canal do Conexões do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=phy2U-4LJao) e pela TVE Educa Bahia.

Lançado pelo governo da Bahia, por meio da SEC e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Dignidade Menstrual visa à distribuição de absorventes descartáveis para 206 mil estudantes regularmente matriculadas na rede estadual de ensino, em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos.

A edição do Conexões contou com apresentações musicais, com a interação de estudantes do Colégio Modelo e com a participação do secretário da Educação do Estado, Jeronimo Rodrigues; da professora e mestre em Ensino, Paula Varlanes; e da estudante Sarah Oliveira, 17, do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (CEEP TIC), em Lauro de Freitas.

A estudante Sarah destacou a importância do programa, cujo impacto, segundo ela, vai além das escolas. “É importante que este conhecimento, que este aprendizado sobre menstruação e a sobre a saúde do corpo sejam passados para as famílias e dentro das escolas, onde a gente começa a entender melhor como funciona o mundo e passa a lutar pelo que temos direito, buscando sempre a nossa dignidade e o nosso respeito”, afirmou.

A professora Paula falou do preconceito histórico sobre a menstruação. “Este diálogo tem que acontecer em algum lugar e às vezes é mal orientado e acaba gerando mais opressão, tabu e vergonha. E este projeto Dignidade Menstrual é muito importante, porque vai abrir este diálogo justamente dentro do ambiente escolar”, afirmou.

Já o secretário Jerônimo Rodrigues destacou a dimensão do programa, que poderá ser instituído como política pública de Estado. “Esta é uma ação de um governo sensível, que trás para a gente a responsabilidade de entender que o Estado tem que interferir. É a mão do Estado respeitando direitos humanos. E é um programa que não se restringe à distribuição de absorventes para as mulheres e pessoas que menstruam, é também um programa de educação, de saúde pública, de cultura, que envolve formação de toda a comunidade escolar para o entendimento que o tema requer, inclusive no que diz respeito ao combate a tabus e preconceitos existentes", afirmou.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.