Programa Conexões apresenta a arte da Gastronomia e o protagonismo estudantil

O Programa Conexões – Estações do Saber, deste sábado (2), trouxe o tema “Saberes e sabores: a arte da Gastronomia”. Realizado pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) –, a edição foi gravada no distrito de Serra Grande, em Valença, no Sul baiano, e contou com as participações do professor do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, Edimário Maia, e da chefe de cozinha Cris Rosa, entre outros convidados.

>> Assista ao programa deste sábado no link https://www.youtube.com/watch?v=AIrcrp5DEeU

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, apresentador do programa, falou da importância da Gastronomia como uma ação cultural e identidade territorial. “O programa, que teve como eixo os arranjos produtivos, trouxe a história de vida de Cris, uma mulher trabalhadora que resolveu qualificar mulheres exploradas dentro do trade turístico do Extremo Sul com a criação de uma escola de Gastronomia, levando o conceito de território e de humanidade na proposta. Então, estamos falando de intervenção social e empreendedorismo social e de negócio, tendo a Gastronomia como um veículo para a implementação de ações públicas”.

Cris Rosa contou um pouco sobre o seu projeto. “A oficina-escola tem sido algo de grande importância para a nossa comunidade, por proporcionar a qualificação das merendeiras e das mulheres da vila para fazer comida com alto teor nutritivo e ajudá-las a serem inseridas no mercado de trabalho. Com a qualificação, elas passam a ter mais oportunidades de emprego, podendo permanecer em seu local de origem, com autoconfiança e motivação, colocando em prática todo o conhecimento adquirido”.

Professor dos cursos de Gastronomia, Panificação e Alimentos do CEEP Empreende Bahia, Edimário Maia destacou a Gastronomia como um traço cultural dos mais marcantes. “Revela identidades, arranjos produtivos e estratificação social, perpassando por aspectos relevantíssimos como saúde, sustentabilidade, segurança e soberania alimentar. A Gastronomia se revela como potente ferramenta para discutir não só a produção/consumo e suas consequências para a saúde e meio ambiente, mas também das questões identitárias e da promoção do protagonismo dos estudantes em um processo de ensino e aprendizado conectado à realidade da comunidade escolar, além de despertar nos alunos a potencialidade empreendedora, conferindo autonomia e independência, e, por conseguinte, cidadania plena”.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.