Programa Conexões apresenta a produção de cana-de-açúcar e oliva na Chapada Diamantina

Palavras-chave:
A edição do Estações do Saber - Conexões, desta sexta-feira (18), foi dedicada a um dos destinos mais procurados do Ecoturismo baiano: a Chapada Diamantina. A série, dividida em três episódios, mostra as belezas naturais de cidades como Rio de Contas, Mucugê, Seabra, Lençóis e Piatã com a cadeia produtiva agrícola das localidades. Em destaque, o cultivo das oliveiras com a produção de azeite de oliva e da cana-de-açúcar com a  fabricação de seus derivados.
 
 
De acordo com o coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Centros Integrados de Educação (CIE), Robson Costa, a edição é uma forma de levar com leveza aos estudantes temas como turismo, empreendedorismo, agroecologia, economia e costumes do povo baiano. “Tivemos a satisfação de levar ao nosso público mais informações sobre essa região incrível. Mostramos a produção, economia e cultura de cada município e isso aumenta a sensação de pertencimento aos nossos estudantes, além de ampliar os horizontes com debates de temas variados. O programa fez um apanhado, um olhar sobre uma região de um povo repleto de histórias”.  
 
Na Fazenda Vaccaro, localizada em Rio de Contas, foi mostrado "o caminho da cana", com imagens da colheita, moagem, uso do farelo para compostagem e alimentação do gado e a separação da parte líquida para o beneficiamento do álcool e da cachaça, que é feita em alambique. Na Fazenda das Oliveiras, no mesmo município, foi apresentada a produção orgânica do Azeite Rio de Contas, que conquistou em 2021 a Medalha de Ouro no concurso internacional Olio Nuovo Days de Paris. Além da produção, o programa debateu a Agroecologia, incluindo formas de  cobertura de solo, biocalda e uso da água.

Notícias Relacionadas