Programa Conexões homenageia o cineasta baiano Glauber Rocha

A edição do programa Conexões – Estações do Saber, deste sábado (27), prestou uma homenagem ao cineasta baiano Glauber Rocha, com a exibição do documentário "Glauber vive", produzido pela equipe do Conexões. Além disso, foi realizado um bate-papo com a participação de estudantes e professores sobre o documentário e a importância do cinema na escola pública. O programa ainda contou com a participação de diversos convidados, a exemplo do cantor e compositor Xangai.  A iniciativa é realizada pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). As entrevistas foram comandadas pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, apresentador do programa.
 
                                   >>>Confira o programa<<<      
 
Robson Costa ressaltou a importância de se homenagear Glauber Rocha, que recebeu o prêmio de melhor diretor, no Festival de Cannes de 1969, com o filme "O dragão da maldade contra o santo guerreiro". "O programa mostrou a vida e a obra de Glauber Rocha, focando na sua importância para o Cinema Novo e a sua influência em grandes cineastas do cinema mundial. O nosso documentário mostrou os filmes produzidos por ele em toda a sua renomada carreira e, também, a sua trajetória política. Após a exibição do documentário, tivemos a oportunidade de debater sobre o tema com estudantes e professores, o que enriqueceu ainda mais esta edição do programa dedicado a um dos mais importantes cineastas do mundo". 
 
Para o cantor Xangai, Glauber Rocha era um grande artista e que transitava entre vários espaços da arte, além do cinema. "Sou um apreciador da obra de Glauber, do que ele representa no cenário da cultura brasileira, pois foi praticamente o criador do Cinema Novo. Quando ele quebrou essa obviedade no cinema, ele trouxe o novo, ao mostrar na sua ousadia e concepção de arte cinematográfica, que saiu de Vitória da Conquista para conquistar o mundo, sendo inspiração para outros cineastas mundiais, a exemplo do diretor sul-coreano Bong Joon-ho, que ganhou o Oscar com o filme “Parasita"", 
 
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

Notícias Relacionadas