Programa reforça o ensino da matemática nas escolas estaduais

O ensino da matemática nas escolas da rede estadual ganha uma importante ferramenta com o Programa de Educação Matemática nas Escolas Públicas da Bahia, lançado nesta quinta-feira (9/07), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Na solenidade, o secretário Osvaldo Barreto assinou protocolos de intenções com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb)  para o desenvolvimento do Programa, que contempla três ações: a Alfabetização Matemática, o Sesi Matemática e a Feira Baiana de Matemática. O lançamento foi transmitido ao vivo, por videoconferência, para as Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o Programa tem o objetivo de fortalecer o ensino da matemática entre os estudantes e a formação dos professores nesta área do conhecimento. O secretário afirma que o Alfabetização Matemática consolida o Pacto com Municípios pela Alfabetização, disponibilizando um conjunto de materiais didático compostos de: livro do professor, caderno do estudante e cartazes para utilização em sala de aula. “Nós já temos o Pacto com Municípios desde 2011, com a alfabetização na língua portuguesa, e a matemática será inserida desde o primeiro ano do ensino fundamental, beneficiando 143 mil estudantes, em 373 municípios, com a participação de 10 mil professores”, explica o secretário, que esteve presente no evento.

A diretora do IAT, Irene Cazorla, diz que o Programa de Educação Matemática está ancorado nos projetos Gestar e Ensino Médio em Ação (EM-Ação), desenvolvidos pela Secretaria da Educação. “Estes dois projetos chegam às escolas por meio dos formadores e articuladores regionais, que fazem a capacitação dos professores nas diretorias regionais”, explica.

Também estiveram presentes no lançamento, o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-Bahia), José Wagner Sancho Fernandes, a superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-Rio de Janeiro), Maria Lúcia Telles, e o pró-reitor de gestão desenvolvimento de pessoas da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Marcelo Duarte Dantas de Ávila

Sesi Matemática – Já o convênio de cooperação Sesi Matemática desenvolve uma metodologia que associa práticas educacionais modernas à tecnologia, contribuindo na formação de jovens críticos e com raciocínio lógico mais bem aprimorado.O projeto será implantado, inicialmente, em 300 escolas da rede estadual, beneficiando nove mil estudantes do ensino médio e 330 professores, distribuídos na capital e interior. A Bahia é o segundo estado brasileiro a utilizar a plataforma, e a meta da Secretaria da Educação é atingir todas as 1.385 escolas da rede.

De acordo com o superintendente do Sesi-Bahia, José Wagner Sancho Fernandes, existe um déficit na qualificação dos trabalhadores e o Programa de Educação Matemática nas Escolas Públicas pode contribuir para viabilizar a capacitação em conhecimentos básicos. “A partir dessa parceria, nós vamos possibilitar a criação de uma metodologia que torna o ensino da matemática agradável, quebra o tabu que a matemática é difícil, chata, e, consequentemente, abre espaço para a entrada do estudante em um nível mais técnico”.

Outra ação contemplada pelo o Programa de Educação Matemática é a Feira Baiana de Matemática, realizada anualmente, em parceria com a Uneb. A iniciativa é voltada para a socialização das experiências científicas vividas por estudantes e professores, no ensino da matemática e na sua relação com outras disciplinas e conhecimentos. A próxima edição da Feira acontece entre os dias 26 e 27 de novembro, com a apresentação dos 100 melhores trabalhos desenvolvidos no Estado.

A orientação dos docentes ficará sob a responsabilidade dos formadores regionais, que já estão em formação. “Nós vamos acompanhar e orientar os professores sobre a utilização desse material, que integra conteúdo teórico e vivências práticas”, conta a professora-formadora dos pólos Ilhéus e Barreiras, Cristiane Vasconcelos.