Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Projeto cria novas formas de aproximar teorias sociológicas de estudantes da rede estadual em Itabuna
Uma iniciativa do Colégio Estadual Dona Amélia Amado, no município de Itabuna, vem despertando, nos estudantes do ensino médio da unidade, o interesse pela sociologia. Idealizado e coordenado pela professora Tereza Cristina Fidelis, o projeto “A Sociologia e a Fotografia do Cotidiano” busca, por meio da linguagem fotográfica, aproximar os estudantes da pesquisa científica e das teorias de Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, relacionando-as com as imagens do cotidiano.
De acordo com a professora, o projeto surgiu a partir de um curso de formação de professores, oferecido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em 2011. “Com a participação no curso de formação, os professores foram incentivados a desenvolver projetos de iniciação científica na escola”, relata a educadora de sociologia. O projeto foi iniciado no mesmo ano, com estudantes do 2º e do 3º ano do ensino médio.
“Antes de iniciar a atividade, os estudantes passam por uma oficina de fotografia, quando aprendem noções básicas. Em campo, eles fotografam cenas do cotidiano e, em sala de aula, estabelecem correlações entre as fotografias e as teorias estudadas”, conta a professora. “Os estudantes selecionam as fotografias de acordo com as teorias que cabem em cada foto, seja com relação à discussão sobre a “mais-valia”, as relações de trabalho ou relações sociais”, acrescenta.
Todo o processo é registrado em um diário, e, posteriormente, em um relatório de pesquisa. O material elaborado pela primeira turma do projeto, com base nas imagens coletadas em Itabuna, já foi apresentado, em 2012, na Feira de Ciências da Bahia, em Salvador, e, também, na 18ª Feira Ciência Jovem, em Olinda (PE). Em 2013, o projeto chegou à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo (SP).
Conhecimento – Integrante da primeira turma do projeto, Dalila França dos Santos, 18 anos, agora é estudante de direito. Segundo Dalila, a pesquisa possibilitou uma ampliação da sua formação. “A partir do momento em que começamos a fotografar, deixamos de trabalhar apenas com a teoria e passamos a vivenciá-la na prática. Eu nunca tinha saído do Sul da Bahia, e o projeto me deu a oportunidade de enriquecer o meu conhecimento, de conhecer outros locais, outras culturas e conviver com pessoas de todos os estados brasileiros. Foi um crescimento pessoal”, disse.
A professora Tereza Cristina Fidelis explica que a iniciativa contribuiu de maneira eficaz para o ensino da sua disciplina. “Somente com o projeto consegui dar conta das teorias fazendo com que os estudantes entendessem e, com isso, eles se modificassem. Há uma mudança de postura em relação aos estudos. Eles têm um foco maior no aprendizado, melhoram a escrita e a expressão oral e a gente mostra para o aluno que ele é capaz, que pode protagonizar o conhecimento e ir além”, frisa.
A próxima turma do projeto já se prepara para ir a campo. Dessa vez, as fotografias irão registrar o cotidiano do Assentamento Terra Vista, no município de Arataca.
Contribuições – O projeto “A Sociologia e a Fotografia do Cotidiano” despertou não apenas o interesse dos estudantes, mas também de outros professores que, juntos, formaram o Grupo de Ensino e Pesquisa do Colégio Estadual Dona Amélia Amado (Gepa). Atualmente, o grupo abriga 12 projetos de disciplinas variadas e conta com oito professores e cerca de 40 estudantes.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)