Projeto do CEEP de Vitória da Conquista se destaca na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Palavras-chave:
O projeto de iniciação científica de autoria de três estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Adélia Teixeira, de Vitória da Conquista, foi premiado com o 4º lugar na categoria “Ciências Ambientais” na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), realizada virtualmente de 26 a 28 de outubro. O trabalho, que tem como tema “Análise do descarte domiciliar de perfurocortantes por insulinodependentes em Vitória da Conquista”, foi indicado ao evento por meio da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). 
 
O projeto defendido por Mateus Ferreira, Camile Franco e Luiza Daiane Santos propôs um levantamento com a população de Vitória da Conquista que faz o tratamento domiciliar da diabetes mellitus, em relação ao descarte dos resíduos perfurocortantes provenientes desse tratamento, já que causam danos ao meio ambiente por serem resíduos infectantes, e ocasionam prejuízos sociais, pois acarretam graves acidentes de trabalho para os coletores de resíduos sólidos urbanos e também para os catadores de material reciclável.
 
“Fiquei muito grata e satisfeita de estarmos entre os melhores, em meio a tantos projetos de várias partes do mundo. Foi uma honra imensa e um grande prazer participar de um evento desse porte, levando um conteúdo importante para a nossa sociedade, já que a diabete é uma doença que afeta muitos brasileiros. A partir do nosso trabalho, pretendemos abrir a mente de milhares de pessoas para que tentem também mostrar os seus trabalhos”, disse Luiza Daiane, 19, 3° ano do curso técnico de nível médio em Segurança do Trabalho.
 
A professora orientadora, Aline Matos, falou sobre a importância do prêmio. “Esta premiação é muito importante porque ocorreu em uma mostra de ciências internacional e demonstra a qualidade técnico-científica encontrada nas escolas públicas da Bahia. Este projeto apresenta uma grande importância social ao dar visibilidade a um tema pouco debatido e que traz consequências diretas para a população e o meio ambiente. Percebemos, ao final da pesquisa, que a maioria das pessoas entrevistadas não realiza o descarte de forma adequada e que também não há uma legislação específica que preconize a coleta e destino final seguro desses materiais. Concluímos que é urgente a implementação de medidas educativas para a população sobre o acondicionamento e descarte correto de resíduos sólidos perfurocortantes”.
 
9ª FECIBA - A feira tem como objetivo promover a popularização da Ciência e o fortalecimento da Educação Científica por meio de projetos desenvolvidos por estudantes e educadores da rede pública estadual da Bahia. A edição 2021 será realizada em formato virtual, na página do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), entre os dias 13 e 17 de dezembro, com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”. O cronograma atualizado pode ser conferido aqui.

Notícias Relacionadas