Projeto Educação com Energia atende mais 5 escolas de Salvador

A unidade móvel do projeto Educação com Energia da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, visita mais cinco escolas públicas estaduais de Salvador, de 11 a 15 de julho. Serão contemplados colégios da Boa Viagem, Pirajá, Plataforma, Pau da Lima e Periperi (ver programação abaixo). Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia, o projeto da concessionária ensina, de forma lúdica e interativa, o uso racional e eficiente da energia elétrica. Até o próximo dia 31 de julho, a expectativa é que 16.200 estudantes de 65 escolas da capital recebam orientações sobre o tema através de palestras, experimentos e recursos multimídia.

A concessionária está investindo cerca de R$ 1,5 milhão na ação educativa. O projeto foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel e integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba. As visitas foram iniciadas em outubro de 2010 e a unidade móvel já passou por Barreiras, Brumado, Itabuna e Porto Seguro. Até o momento, o projeto já atendeu 21 mil estudantes e capacitou 593 professores de 88 escolas.

Totalmente adaptado para o desenvolvimento de ações pedagógicas, o caminhão do Educação com Energia se transforma em uma sala de aula climatizada, com recursos tecnológicos avançados, a exemplo de iluminação cênica, vídeos em três dimensões (3D), telões de LED, dentre outros. O veículo é movido a biodiesel e, em virtude de sua aerodinâmica, consome menos combustível que os caminhões convencionais. Isso significa que o projeto viaja pela Bahia sem poluir o meio ambiente. O projeto leva também para as escolas alguns experimentos do Museu de Eficiência Energética da Coelba, dentre eles, a maquete batizada de Casinha Eletrificada, que simula o consumo de energia de uma residência.

Além de apresentações e oficinas para os alunos, o Educação com Energia ainda permite a capacitação de professores para atuar como multiplicadores das práticas de eficiência energética. A Coelba oferece todos os recursos necessários para a formação, como publicações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - Procel, cartilhas, folders e vídeos educativos. O material didático é doado para as escolas e fica à disposição nas bibliotecas das instituições.

Programação Educação com Energia em Salvador

- 11/07: Colégio Estadual Luiz Tarquínio (Boa Viagem)

- 12/07: Colégio Estadual Alberto Santos Dumont (Pirajá)

- 13/07: Colégio Estadual de Plataforma (Plataforma)