Projeto envolve estudantes em atividades de literatura e arte

Envolver leitura e arte é o que vem acontecendo no Colégio José Palles Sobrinho, na cidade de Encruzilhada, a 607 km de Salvador. Com o projeto Baú de Leitura os estudantes de todas as turmas do ensino médio participam de leituras simultâneas de obras literárias com temas específicos e de diferentes gêneros. Dividido em duas etapas no ano letivo, o Baú de Leitura leva para as salas de aula textos que servirão de base para projetos desenvolvidos no semestre na escola como o Sarau das Artes, além de prepará-los para o Enem.

Fotos: Acervo Pessoal
O Baú de Leituras é um projeto que envolve todos os professores, onde os estudantes fazem leituras sobre determinado tema na sala de aula e depois debatem o que foi apresentado. “Trabalhamos, no primeiro momento, com textos do poeta Castro Alves e sobre o samba, que foram os temas do 4º Sarau das Artes, realizado no dia 20 de maio. A partir de junho vamos levar textos com temáticas atuais para preparar os alunos para o Enem”, informa a vice-diretora da unidade escolar, Liliana de Almeida. “Nossa intenção é transformar os alunos em leitores mais críticos”, acrescenta.

A estudante do 3º ano, Lara Stéphany Silva, 17 anos, diz que conheceu o poema Navio Negreiro no Baú de Leituras. “Quando fizemos a leitura do Navio Negreiro na sala gostei muito, por isso escolhemos apresentar no Sarau”, diz. “Com o Baú de Leituras o aluno acaba se interessando mais pela leitura. É bom também para conhecermos mais a literatura brasileira”, considera a estudante Dalila Souza, 17, também do 3º ano. Ela acrescenta que foi com esse projeto que conheceu a obra ‘O Guarani’, de José de Alencar. “Fizemos uma apresentação teatral sobre o livro ‘O Guarani’ que conhecemos com o Baú”.

Sarau das Artes – O Sarau das Artes é um projeto que reúne música, dança, teatro, poesia e diversas formas de expressões artísticas com um tema específico. A ação acontece duas vezes no ano. “No primeiro momento trabalhamos com um autor e alguma comemoração importante, como foi o centenário do samba, e no segundo semestre são os próprios alunos que apresentam suas produções desenvolvidas nos Projetos Estruturantes que têm na escola”, informa Liliana.

Participante do Festival Anual da Canção Estudantil (Face) por dois anos consecutivos, o estudante do 3º ano, Paulo Estevão Carvalho, 21, diz: “ainda não avaliei em qual projeto vou participar, já fui finalista do Face e talvez participe novamente este ano”. Sua colega, Lara Stéphany, informa que vai se inscrever na Mostra de Vídeos Estudantis (Prove). “Gosto dessas atividades relacionadas às artes. Quero participar do Prove, mas ainda não sei qual o tema que vou trabalhar no vídeo”, conta.