Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Projeto Escolas Culturais agita cena cultural no interior do Estado
Projeto Escolas Culturais agita cena cultural no interior do Estado
Publicado em qui, 21/03/2019 - 14:53 por ASCOM
Palavras-chave:
Foto: arquivo
“Capoeira é arte que faz amigos” é o tema da roda de capoeira que o Escolas Culturais promoveu nesta quinta, com a participação de cerca de 50 estudantes. O evento acontece junto à abertura da etapa escolar do Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP). O coordenador Hiago Santos, fala sobre as atividades: “Fizemos em conjunto como uma forma de incentivar tanto a prática do esporte tradicional, como os mais lúdicos, como o xadrez e o dominó, incorporando a capoeira pela sua importância histórica e cultural e seu papel social. Considero que as atividades esportivas também são culturais, por isso, como graduando em Educação Física, incentivo bastante o esporte no Escolas Culturais”.
O estudante Gabriel Silva, 17, 3º ano do Colégio Estadual Monteiro Lobato, um dos integrantes da roda de capoeira, falou sobre a importância e os benefícios da prática desse esporte. “A Capoeira é muito importante porque, além de fazer parte da cultura e da história do país, trabalha o nosso corpo por inteiro, nos dando resistência e agilidade. Isto sem falar que a capoeira representa a dança, a luta e a música dos negros que foram escravizados no país. Então, este evento cumpre o papel de reverenciar a capoeira como um patrimônio cultural nosso”.
Teixeira de Freitas
Em parceria com o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), o Escola Cultural de Teixeira de Freitas realiza o Eruditos Concertos, que tem, entre os solistas, os músicos Passinho e Filipe Mota. Além disso, o projeto Escolas Culturais, que atua desde abril de 2018 na região, está concluindo a oficina de formação em música, com o maestro Helder Passinho, com a participação de cerca de 40 estudantes, na maioria, crianças e adolescentes.
Em parceria com o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), o Escola Cultural de Teixeira de Freitas realiza o Eruditos Concertos, que tem, entre os solistas, os músicos Passinho e Filipe Mota. Além disso, o projeto Escolas Culturais, que atua desde abril de 2018 na região, está concluindo a oficina de formação em música, com o maestro Helder Passinho, com a participação de cerca de 40 estudantes, na maioria, crianças e adolescentes.
A coordenadora do Escola Cultural de Teixeira de Freitas, Michele de Oliveira, destaca, ainda, o curso em Práticas Musicais Coletivas, que contou com a participação do maestro Ricardo Castro, criador do Grupo Neojiba. Durante o evento, ele interagiu com acadêmicos de música da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e agentes culturais, entre outros. “Foi uma semana rica para todos nós, do Escolas Culturais”.
Outras atividades
O Escola Cultural de Barra, por sua vez, exibiu, dentro do Circuito Luiz Orlando, o filme “1798 – Revolta dos Búzios – consciência viva”. Já em Abaré, as atividades ficaram por conta do grupo de dança Geração Eleita e da roda de conversa com a psicóloga Taciany Borges sobre o tema “Vamos aprender juntos!”. Em Candeias, o projeto Escola Cultural trabalhou o tema “Proteção e atenção em rede”, com a realização de debate, seminário e palestra sobre “Políticas da rede de proteção social em Candeias”, com representantes do Centro de Referência da Assistência Social(CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Titular.
O Escola Cultural de Barra, por sua vez, exibiu, dentro do Circuito Luiz Orlando, o filme “1798 – Revolta dos Búzios – consciência viva”. Já em Abaré, as atividades ficaram por conta do grupo de dança Geração Eleita e da roda de conversa com a psicóloga Taciany Borges sobre o tema “Vamos aprender juntos!”. Em Candeias, o projeto Escola Cultural trabalhou o tema “Proteção e atenção em rede”, com a realização de debate, seminário e palestra sobre “Políticas da rede de proteção social em Candeias”, com representantes do Centro de Referência da Assistência Social(CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Titular.
Sobre o Escolas Culturais – O Projeto Escolas Culturais é uma ação do Governo do Estado, desenvolvida por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Presente em 85 municípios, o projeto visa a mobilização da sociedade para participar do fomento à cultura, além de criar, na infraestrutura escolar, um novo espaço para o exercício e participação cidadã integrando a escola com o Território de Identidade onde está situada.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)