Projeto Escolas Culturais vai potencializar a integração dos estudantes com a comunidade em Guanambi

A cidade de Guanambi, 796 km de Salvador, foi a oitava da Bahia a receber, nesta sexta-feira (24), o projeto Escolas Culturais, que visa potencializar os projetos de arte e cultura desenvolvidos nas salas de aula, abrindo a escola para a comunidade e de forma integrada com a vocação do Território de Identidade onde está inserida. E foi nesta perspectiva que o governador Rui Costa anunciou, ao participar da implantação do projeto no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, a oferta de cursos de qualificação profissional nas Escolas Culturais para potencializar a cadeia produtiva da cultura.
 
“Serão cursos para produtores, iluminadores, cenógrafos, entre outros, para que os alunos possam no futuro trabalhar nos grandes shows e nas grandes produções", afirmou Rui, ao acrescentar que o objetivo é "transformar a vida das pessoas. Educação não é apenas português, matemática, história e geografia. Arte e cultura também são educação. Aqui, em Guanambi, nós ainda vamos incorporar a área da frente ao colégio e construir uma quadra coberta”.
 
Os superintendentes da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio Netto, e de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, representaram o secretário da Educação, Walter Pinheiro, no lançamento do projeto. Para Durval Libânio, a oferta da Educação Profissional e Tecnológica, no âmbito do projeto Escolas Culturais, gera novas oportunidades para os estudantes. "Esta possibilidade de a gente poder desenvolver a cultura associada à educação é uma possibilidade pertinente na sociedade onde temos jovens com demandas de novas aprendizagens e que a cultura ajuda nesse processo de inserir a arte. E, com isso, trazer elementos que fazem as capacidades humanas se desenvolverem melhor", destacou.
 
Fotos: Raquel Lacerda Ascom/ Educação
Por sua vez, Ney Campelo falou sobre a importância do Escolas Culturais para a educação. "Esse projeto é uma mudança de paradigma na Educação, que além de elevar a arte e a educação, aumenta o status de política pública educacional. É uma mudança da própria compreensão do que é a escola e seu papel. A ideia do projeto é a ideia do sujeito integrado de uma formação multidimensional do estudante, integrando ele à vida da família, da comunidade, das suas práticas, das suas expectativas e da produção do conhecimento do seu Território de Identidade”, afirmou.
 
Protagonismo estudantil - A comunidade escolar preparou uma grande festa para receber o governador e demais autoridades presentes. Logo na chegada, todos assistiram as apresentações da fanfarra da Escola Municipal Enedina Costa de Macedo, do grupo de dança do Quilombo dos Anjos, vindos da cidade de Candiba; da declamação do poema "Lar, amargo lar", pela estudante Andressa dos Santos e do grupo de capoeira, Ginga Bahia, do Ponto de cultura de Bom Jesus da Lapa. Ainda durante a recepção, todos participaram da oficina de grafite, 
do projeto Grafitaê, apreciaram a exposição dos trabalhos dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA), criados pelos estudantes participantes dos projetos de arte e cultura da rede estadual de ensino do território.
 
Como parte da programação, os estudantes participaram de apresentações de música, dança, teatro e recitais de poemas. O Grupo de reisado, Terno do sol, envolveu a todos com o número de exaltação ao astro rei e estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional Sertão Produtivo (CETEP), em Caetité, realizaram a encenação teatral "O sabor do papel", que aborda a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus.
 
 
Madrinha - Para a madrinha do projeto Escolas Culturais em Guanambi e também participante do grupo cultural de reisado, Terno do sol, Juvenice Amaral Baleeiro, é na escola onde acontece a preservação das manifestações culturais e a  valorização das raízes. "Fiquei muito agradecida por esse convite. Vou tentar representar Guanambi da melhor maneira possível. Eu amo essa cidade, foi aqui que eu nasci e a cultura é uma coisa que mexe com a gente, principalmente em mim, que participo, desde a adolescência, do grupo de reisado. A escola é fundamental para que a gente possa disseminar e alimentar a cultura", ressaltou.
 
Muito emocionada, estava a estudante da unidade e participante do projeto Tempos de Artes Literárias(TAL), Andressa Pereira, 15, 1° ano, que recitou o poema "Lar, amargo lar", que aborda a violência doméstica contra a mulher. "Esse é um tipo de ocasião que a gente fica emocionada e nervosa ao mesmo tempo. Mesmo que a escola já promova os projetos estruturantes, é sempre bom envolver mais projetos que estimulam a arte e a cultural nos estudantes e na comunidade".

O estudante Gustavo Nascimento, do Colégio Estadual Luís Viana Filho, em Guanambi, foi aplaudido de pé ao recitar o poema "Pare", que fala do suicídio. "Eu me inspirei para escrever esse poema para mostrar como pequenas atitudes afetam as pessoas. Fiquei surpreso quando todos levantaram para me aplaudir, valorizando meu poema”, comemorou. Kauanne Borges, também estudante do colégio, é uma das finalistas do projeto  DANCE, e foi muito aplaudida ao apresentar a coreografia "Guarani", baseada na cultura indígena. "É Muito legal ter esse projeto aqui, principalmente, para nós que somos envolvidos com a cultura”.
 
Segundo a diretora da unidade, Roseli Magalhães, a vinda do projeto para escola vai estimular ainda mais o aprendizado dos estudantes. "Estamos muito satisfeitos com a vinda do projeto para nossa escola. Nós que já trabalhamos com arte e cultura, agora iremos oportunizar um número maior de estudantes e trazer para perto da gente a comunidade. Sem falar que precisamos trazer a cultura como peça fundamental dentro da escola porque, afinal, é um direito deles", ressalta.
 
Também participaram do evento, a secretária de Cultura do Estado, Aranny Santana, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner e o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães.

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