Projeto Memórias Contemporâneas celebra cinquentenário do Colégio Estadual Alberto Valença

A Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), através do Centro de Memória da Bahia (CMB), participa das comemorações aos 50 anos de existência do Colégio Estadual Alberto Valença. Com a proposta de realizar atividades voltadas à relação dos campos da cultura, memória e história, a comemoração será marcada pela live, no dia 04 às 09h, com a participação do diretor geral da FPC, Zulu Araújo e transmitido pelo canal oficial da Fundação no youtube (Clique aqui).

O Colégio Estadual Alberto Valença é localizado no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador e completa 50 anos, dia 4 de dezembro. Para celebrar, a comunidade escolar vem participando e realizando atividades culturais virtuais desde dia 06 de outubro, com ações que dialogam com as áreas do conhecimento.  O objetivo é debater a história da instituição, seu processo de construção educacional, a sua identidade escolar e as memórias compartilhadas com o bairro na vida dos moradores.

De acordo com a diretora da unidade, Josilene Sales, em seus 50 anos de comemoração o desafio é manter ativa uma escola em bairro periférico, com alto índice de violência e com um público alvo em sua grande maioria, oriundo de famílias de baixa renda. Sendo assim, Sales destaca que “O Colégio Estadual Alberto Valença tem cumprido seu papel social com muita força e luta de toda a equipe. Tendo como missão, a transformação de sujeitos conscientes de seu lugar na sociedade, promovendo a cidadania dos/as estudantes e constituindo uma educação plena, possibilitando mais dignidade, conhecimento, respeito e melhores condições de oportunidades.”

A celebração do dia 04 integra o projeto Memórias Contemporâneas do CMB que tem o objetivo de construir um banco de audiovisual acerca da cultura baiana, a partir da década de 1950, seus agentes e à relação de organizações e movimentos sociais com o campo da cultura. Além disso, visa salvaguardar acervos documentais referentes ao referido tema e disponibilizá-los ao público.

Segundo Walter Silva, diretor do CMB, a parceria com o Colégio nasceu do interesse de registrar a importância histórica do bairro: “É uma localidade de importância histórica com fortes influências de culturas afrodescendentes que muito contribuiu para a formação de nossa identidade, tornando-se relevante para a história e memória da formação cultural, mas também urbana da cidade de Salvador”. Na oportunidade, o CMB apresenta uma prévia de um audiovisual em homenagem ao cinquentenário do Colégio, que permitirá o registro de memórias, que estão fragmentadas nas mentes e nos corações de alunos, egressos, professores, diretores, funcionários e da comunidade entorno.

Sobre o Colégio - Está localizado no bairro São Gonçalo do Retiro, na cidade de Salvador Bahia. Foi fundado através do decreto nº 22178, Diário Oficial de 04 de dezembro de 1970 e tem como mantenedora a Secretaria Estadual de Educação, hoje a instituição possui 840 alunos, de 10 a 60 anos, nos três turnos, com aulas dos ensinos Fundamental II, Tempo Juvenil, Educação para Jovens e adultos, Ensino médio regular e novo ensino médio, contando com o quantitativo de 40 professores. A denominação se deu em homenagem ao pintor baiano Alberto de Aguiar Pires Valença, ex-professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e também membro da Academia Brasileira de Belas Artes.

Fonte: ASCOM/ Fundação Pedro Calmon