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Projeto Ouvidoria vai à Escola promove a gestão participativa e o controle social
A comunidade escolar do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no bairro do Arenoso, em Salvador, recebeu, nesta quinta-feira (14), técnicos do projeto Ouvidoria vai à Escola, para uma roda de conversa. A atividade tem como objetivo divulgar os canais de comunicação com a Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e estreitar o diálogo com estudantes, professores, gestores e membros do colegiado, fortalecendo o exercício da cidadania, a gestão democrática e participativa e o controle social.
O projeto Ouvidoria vai à Escola está em ação desde 2013, acolhendo dúvidas, denúncias, críticas e sugestões. Neste período, o projeto já alcançou mais de 700 escolas estaduais na Bahia. Para a coordenadora do Projeto, Adriana Barreto, desde que foi lançado, o programa tem contribuído significativamente para a gestão democrática com a participação, em grande número, da comunidade escolar. “A gente já tem resolvido diversas situações em unidades escolares através desse canal. Por isso, precisamos divulgar, cada vez mais, a Ouvidoria como um instrumento de comunicação entre o cidadão e a Secretaria da Educação e, assim, fortalecer a participação coletiva de controle social, gestão democrática da escola e aproximar a comunidade da escola”, afirma.
Segundo o diretor da unidade escolar, José Edidelcio Moreira, é de fundamental importância a relação da comunidade escolar com a Secretaria, porque é a partir daí que poderão pontuar o que quer para a escola. “É importante que todos, inclusive os alunos, participem das decisões da gestão escolar, para que seja uma gestão coletiva e, assim, possam melhorar a relação com os colegas, professores, funcionários e o sentimento de pertencimento. E quando eles se sentem parte da escola, os estudantes passar a participar mais dos projetos e do desenvolvimento da escola. Os resultados são positivos”, avalia.
O líder de classe, José Kennedy Santos, 16, 9º ano, ressalta a importância da Ouvidoria da Educação. “Muita gente não sabe que existe este canal com a Secretaria, que nos ouve e atende às nossas necessidades. É fundamental que todos participem e divulguem esse instrumento, bem como acompanhem as solicitações para que sejam sanadas com brevidade”, pontua.
Sua colega, Samara Elen Santos, 14, 7º ano, é vice-líder de classe, e avalia como muito necessário e estimulante o projeto. “Saber a quem procurar é muito bom e isso estimula o aluno a encaminhar e acompanhar suas demandas, sugestões e até críticas que tenham sobre sua escola”.
Ouvidoria
Para enviar sugestões, reclamações ou elogios, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria por meio do telefone gratuito (0800 284 0011). Pode, ainda, acessar a página da Ouvidoria, ligar 162, encaminhar e-mail para ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou seguir o Twitter @ouvidoriaeducacao. Os interessados podem, ainda, buscar o SAC Móvel ou comparecer à sede da Ouvidoria da Educação no SAC Educação, no Instituto de Cacau, no Comércio, para ser atendido pessoalmente.
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