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Projeto sobre riscos e reciclagem do lixo eletrônico é desenvolvido por estudantes de Santa Maria da Vitória
Publicado em qua, 25/07/2018 - 17:18 por ASCOM
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A estudante Cíntia Silva, 16, 2º ano, conta que a ideia do projeto surgiu em uma aula de química, enquanto o professor falava sobre a alta produção de equipamentos eletrônicos e seu descarte indevido. “Foi aí que começamos a pesquisar sobre os impactos deste lixo e formas de prevenir”, explica. “A partir daí começamos a reciclar e a reutilizar diversos materiais. Criamos até um carrinho que é movido a energia do celular, com rodas de isopor, tampas de refrigerante e garrafa pet, CD, e que conectado à energia do celular, com o cabo ODG, ele se movimenta”, revela.
A atividade deu tão certo na escola, que os estudantes estenderam para a comunidade, conta Natanael Barbosa, 17, 2º ano. “Fizemos pesquisas sobre o assunto, realizamos exposições e aplicamos um questionário nas salas para saber como as pessoas estão descartando seu lixo eletrônico, foi um trabalho de conscientização para explicar o poder prejudicial que o lixo eletrônico possui e ensinamos as melhores formas de descartes. Também conversamos com a comunidade do entorno da escola e contamos com o apoio de comerciantes da cidade, que doaram aparelhos eletrônicos desmontados”, destaca.
O professor de Química e orientador do projeto, Marcos Dias, falou sobre os desdobramentos do projeto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Eles pesquisaram em sites, jornais, revistas e fizeram amostragens para entender o impacto do lixo eletrônico no meio ambiente e na saúde da população. Também estudamos sobre o consumo exagerado de produtos eletrônicos e questões como a emissão de poluentes das indústrias, sobre os grandes responsáveis pelos desmatamentos e a poluição dos nossos rios, dentre outras ameaças à sobrevivência humana. Vamos continuar com as pesquisas e com a reciclagem dos materiais, pois este é um assunto de interesse da sociedade e nós temos que contribuir, positivamente, com esta ação”, conta.
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