Projeto transforma quintal de escola da rede estadual em espaço de aprendizado

A comunidade do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município de Santa Inês (280 km de Salvador), transformou uma área da unidade escolar em um espaço de desenvolvimento sustentável e de aprendizado, por meio do projeto Nosso Quintal. A iniciativa criou um local alternativo para as aulas de diversas disciplinas, contribuindo para a reeducação alimentar dos estudantes e servindo de modelo para a cidade.

Fotos: Arquivo do colégio

“Criamos o projeto como alternativa, também, para que as pessoas possam aprender a lidar com os seus quintais e possam tirar o seu sustento desse espaço. Esse é o objetivo que estamos buscando alcançar, o de invadir os quintais das residências de Santa Inês”, revelou o diretor da unidade escolar, Hermeson Novaes Eloi. O quintal da escola tem horta irrigada em grande parte com um sistema de captação de água de chuva, além de pomar e sala de apoio para as aulas.

Os produtos cultivados no espaço são utilizados na alimentação escolar, doados para abrigos e creches da cidade. “Aqui nós cultivamos frutas, verduras, hortaliças, plantas medicinais e mudas para a arborização urbana. Os estudantes interagem com todo o processo, seja nas aulas, ajudando na produção, ou na oficina de produção orgânica”, contou o diretor.

Para os estudantes, o projeto faz com que o aprendizado se torne mais interessante e divertido. “As aulas no Quintal mudam o nosso ponto de vista sobre as coisas. Na sala de aula, a gente precisa imaginar o conteúdo que a professora ensina, mas no Quintal, a gente pode ver, tocar e interagir com as coisas. É uma experiência diferente”, avalia a estudante do 8º ano do ensino fundamental, Irene Barbosa de Souza, 13 anos.

Fotos: Arquivo do colégio

Em 2013, um projeto secundário, dentro do Nosso Quintal, que prevê a captação da água de chuva para a irrigação da horta, foi finalista da I Conferência Estadual InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.