Projeto usa música para ensinar história a estudantes

Por meio da música, importantes acontecimentos históricos, sociais, econômicos e culturais, acontecidos a partir de 1910, estão sendo abordados pelos estudantes do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (Cempa), no bairro da Paz, em Salvador. A atividade de culminância do projeto Papel da Linguagem e da Comunicação dos Mais Variados Estilos Musicais é apresentada até quarta-feira (31/10), durante os três turnos, no auditório da escola. O trabalho é aberto à comunidade local.

O projeto, que envolve os 1.354 alunos da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio do Cempa, foca a importância da leitura e da escrita na reflexão e na interpretação dos aspectos relacionados à história e à música no decorrer dos séculos XX e XXI. A proposta é resgatar a identidade cultural brasileira por meio dos mais variados estilos musicais que marcaram épocas.

“Esse trabalho deu muita alegria e satisfação a todos nós, direção, professores, estudantes e pais. Os alunos estão muito empolgados e as performances em palco estão maravilhosas. Eles internalizaram conteúdos multidisciplinares de uma forma lúdica, envolvendo leitura, escrita, pesquisa e interpretação”, analisa a diretora Elísia Mélia.

Mitos – Pelos corredores do colégio, desfilam Elvis Presley, Carmem Miranda, Charles Chaplin, Luiz Gonzaga e outros mitos. “Sou fã de Elvis. Sempre ouço suas músicas. Representar esse artista que fez nome na década de 70 é uma experiência nova para mim”, disse o estudante Nivanildo Oliveira de Jesus, 16 anos, 1º ano, vestido a caráter com os trajes de seu ídolo.

O Rei do Baião, interpretado pelo estudante George Sacramento, 7ª série, interpretava as décadas de 50 e 60, quando surgiram, no país, também, o rock e a Bossa Nova. “Aprendi a tocar sanfona. Estou bem bonitinho vestido de Gonzagão, não estou?”, diverte-se.

A pesquisa sobre os anos de 1901 a 1910 – quando despontavam nomes como Albert Einstein e Charles Chaplin e surgiram o 14 Bis (avião de Santos Dummont), a radiola e os primeiros bailes de Carnaval, no ritmo das marchinhas – foi a mais difícil, segundo a equipe. “Foi muito interessante pesquisar essa época, mas também foi complicado porque não achamos muita coisa na internet. Tivemos que correr atrás dos livros”, disse a estudante Adallecia Souza Santos, 17 anos, 3º ano.

Alessandro Santos, 21 anos, da mesma turma, conta que esse trabalho foi um aprendizado inovador. “Aprendi muita coisa nesse mês de pesquisas como, por exemplo, que o futebol surgiu nesse período, no Rio de Janeiro, assim como os primeiros automóveis à manivela, e que a música predominante era a serenata, numa época em que os homens cantavam na janela de suas amadas”, conta.

Rodrigo Andrade, 17 anos, 2º ano, diz que, ao pesquisar a década de 20, descobriu nomes importante da história da música brasileira. “Aprendi sobre a história do compositor Ary Barroso que, aos 12 anos, já tocava piano no cinema, fazendo fundo musical para filmes mudos. Ele e Noel Rosa foram artistas que eu nunca tinha ouvido falar, mas hoje sei que foi a partir deles que a nossa música ganhou destaque”.

Objeto desconhecido

Objetivos – A professora Cláudia Alcântara, coordenadora do projeto, considera que o objetivo de estudar as décadas por meio da música foi alcançado e que o resultado obtido foi surpreendente. “De uma maneira bem divertida, os estudantes exercitaram habilidades de leitura, desenvolvendo competências comunicativas importantes sobre os aspectos históricos que marcaram os séculos XX e XXI, caracterizados pelo surgimento de grandes cidades e de inovações tecnológicas”.

Para isso, explica Cláudia Alcântara, foram englobadas técnicas culturais diversas e diferentes ritmos musicais marcantes em cada década. As questões levantadas, ressalta a diretora Elísia Mélia, referem-se aos acontecimentos ocorridos no Brasil de 1900 a 2012, com foco no período em que as artes, especialmente a música e a literatura, desempenharam papeis fundamentais para o fortalecimento do nacionalismo.