Projetos de alunos da rede estadual são selecionados para Expo Milset 2015

Estudantes da rede estadual de ensino da Bahia foram selecionados para participar da Expo Nacional Milset Brasil 2015. O evento, que acontece de 26 a 30 de maio, em Fortaleza, visa estimular a cultura científica entre os jovens por meio da organização de programas voltados para as áreas de ciência e tecnologia. A rede estadual será representada com seis projetos, cinco deles de estudantes da Educação Profissional.

O aluno Urias Valois, de 17 anos, vai participar com o projeto de pesquisa “Caravana Calon: a inserção da cultura cigana nos espaços escolares de Jacobina-BA e região”, cujo objetivo é colaborar para que a sociedade em geral tenha um olhar mais positivo sobre as etnias ciganas, além de buscar a inserção da cultura cigana nos livros didáticos. O projeto é desenvolvido no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina.

Segundo o estudante, que já participou da Expo Milset, em 2014, com outro projeto de pesquisa, o evento “é um espaço para troca de conhecimentos e experiências, pois temos contatos com estudantes de outros países, como Chile, Uruguai e Paraguai”, informou Valois. Já para Marcelo Oliveira, de 16 anos, estudante do 1º ano do Colégio Estadual Polivalente de Conceição do Coité, “a pesquisa permite avançar nos conhecimentos. A gente aprende cada vez mais quando vai pesquisando”, declarou o estudante, que desenvolve o projeto “Capacete salva-vidas”.

A professora Tereza Cristina Mascarenhas, orientadora do projeto de Marcelo, diz que sempre incentiva a pesquisa entre os estudantes da escola. “Digo para os alunos que é importante participar da pesquisa para mostrar, ainda mais, o potencial dos estudantes do interior. Esses eventos são de grande relevância para a construção do conhecimento deles”. O projeto desenvolvido busca obrigar o uso do capacete através de um comando que impossibilita a motocicleta de andar se o condutor não estiver usando o equipamento.

Na Exposição de Ciência e Tecnologia da Milset Brasil estão reunidos projetos de alunos do ensino fundamental, médio e superior de todo o país, além de projetos internacionais credenciados pela Milset Internacional.

Projetos da rede estadual de ensino aprovados

- Controle alternativo de Colchonilhas em palmas forrageiras na localidade de serra branca
Centro Educacional Antônio Honorato/Casa Nova

- Degradação de sacolas plásticas a partir de microrganismos do solo