Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Projetos de Colégio Estadual entusiasmam a comunidade
A comunidade escolar do Colégio Estadual Professora Maria Odette Pithon Raynal, localizado no bairro de Paripe, em Salvador, comemora a nova fase da unidade. Além dos reparos físicos, a direção implantou projetos estruturantes com o intuito de melhorar a qualidade de ensino e transformar o espaço em um ambiente mais agradável e confortável para os 1.200 estudantes matriculados nos três turnos.
A diretora Ester Marinho de Lima, ao lado de Maria Leda Guimarães, vice-diretora, conta que, ao assumir o cargo, em fevereiro deste ano, tinha um objetivo: valorizar a unidade escolar e melhorar a autoestima dos alunos a partir da parceria entre professores, estudantes e pais de alunos. “Nosso trabalho é de aproximação com toda a comunidade, escolar e local, para que todos se envolvam e se sintam responsáveis pelo sucesso dos nossos meninos. Já conseguimos melhorar a disciplina e o interesse dos alunos pelas aulas e atividades extras”, diz.
O trabalho desenvolvido conta com elogio dos alunos. “Nosso colégio vem, realmente, mudando. A diretora está sempre desenvolvendo projetos para a melhoria da nossa escola e tem feito um trabalho muito bom”, atesta a estudante Lane Souza, 17 anos, 3º ano do ensino médio.
Projetos como Educação Sustentável e Cinema na Escola empolgam os estudantes. “Eles gostam muito de filmes e, com os documentários educativos que trazemos, eles aprendem o conteúdo e discutem temas importantes”, afirma o professor de filosofia e história José dos Santos, coordenador do programa de cinema.
A professora de química Débora Correia, pós-doutoranda em sua área acadêmica, conta que realiza um trabalho de aplicação da teoria na prática com seus alunos. “Nosso foco é a educação científica, trazendo a química para o cotidiano deles por meio de projetos como Exploração de petróleo em energias alternativas, que envolvem os estudantes. Eles passam a assimilar o conteúdo da disciplina de uma forma mais fácil”, afirma.
Área de convivência – As reformas da área de recreação, da Sala de Informática e da Sala de Leitura foram, também, ações prestigiadas pelos estudantes. “Na área de convivência, fizemos um mural de pintura na parede e colocamos mesas e cadeiras para que os alunos pudessem fazer suas refeições de forma mais confortável. Eles gostam muito de ficar nesse ambiente nos intervalos das aulas ou na hora do almoço, no caso dos estudantes do (programa) Mais Educação”, conta a diretora, que enfatizou, ainda, a aplicação na escola dos projetos Ensino Médio em Ação e Gestar, desenvolvidos pela Secretaria da Educação.
Objeto desconhecido
A Sala de Informática, onde as máquinas velhas foram substituídas por computadores mais modernos, também se transformou em um dos espaços mais frequentados pelos estudantes. Beatriz Souza, 17 anos, 1º ano, por exemplo, é uma frequentadora assídua. “O laboratório de informática é onde mais gosto de ir”, confere. O colega Danilo Diógenes de Souza, 16 anos, 7ª série, conta que as aulas de língua inglesa, via internet, com o auxílio dos professores da disciplina, são as que mais estimulam. “Já estou preparando meu inglês para falar com os gringos, durante a Copa”, brinca.
A Sala de Leitura é, também, um lugar de encontro dos estudantes interessados em pesquisar e aprender novos conteúdos. “Temos um grupo de senhoras de 70 anos, em média, alunas do colégio, que aproveitam bem esse espaço, bem como o de informática”, conta a vice-diretora, Maria Leda Guimarães.
Para a realização de atividades de dança e capoeira, o colégio conta com a parceria da Associação dos Moradores de Paripe. “A entidade cede espaço onde os estudantes se apresentam e participam de nossas oficinas de arte”, revela a diretora.
Notícias Relacionadas
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador
-
Projetos nas áreas de cosmética, saúde e construção são apresentados durante o Encontro Estudantil, em Salvador
-
Projetos de arte e cultura desenvolvidos por estudantes ocupam a Arena Fonte Nova
-
Professores interagem e compartilham experiências no Espaço Educar
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil