Projetos de estudantes da Rede Estadual são premiados no Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora

 

Fotos: divulgação

Projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de Ensino conquistaram o Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora 2019. O projeto “Georgina Games Festival”, desenvolvido por estudantes do Colégio Estadual Georgina de Melo Erisman, localizado em Feira de Santana, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio. Os projetos “Empreededorismo: uma experiência didática de sucesso do CETEP” e “Conecta: aprendizagem criativa na escola pública”, desenvolvidos no Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista (CETEP), ganharam o 2º e 3º lugar. A premiação, que tem como objetivo identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da Educação Empreendedora no Brasil, foi divulgada na tarde desta sexta-feira (31), em cerimônia no Hotel Fiesta, em Salvador. 

O projeto “Georgina Games Festival”, que foi desenvolvido sob a orientação do professor André Luis Gomes de Matos, incentiva o empreendedorismo entre os alunos da unidade escolar, que criaram Empresas Juniors fictícias para comercialização de alimentos, vigilância, prestação de serviços de formação acadêmica e de lazer, além a criação da moeda Georgina Real, distribuída aos estudantes que participavam das palestras. O projeto foi classificado para participar da etapa final, em Brasília, que será realizada no mês de agosto. 

Criado para ser a primeira edição de um workshop, o projeto “Empreededorismo: uma experiência didática de sucesso do CETEP foi idealizado pela professora Iolanda Santos e envolveu cerca de 300 estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Administração e Logística e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto aconteceu no último mês de novembro, durante dois dias, e teve o objetivo de colocar, na prática, o que é aprendido na sala de aula, com a organização do evento, a realização de palestras, feiras e confecção de produtos regionais, tendo como principal tema o ‘Empreededorismo’.
 
“Com foco no estudante do turno noturno, nós quisemos mostrar, aos participantes do projeto, que era possível desenvolver um trabalho empreendedor dentro das suas áreas de atuação. Convidamos dois palestrantes, empresários da região, que apresentaram o caminho que percorreram de funcionários até empreendedores de sucesso, além de trabalharmos toda a organização do workshop. É muito gratificante esse prêmio porque podemos dar visibilidade ao que está sendo feito na escola pública e mostrar aos alunos que eles conseguem, com o conhecimento adquirido nos cursos, também empreender”, destacou Iolanda.
 
Já o projeto “Conecta: aprendizagem criativa na escola pública”, iniciativa das professoras Iva Cota e Tatiana Paiva, é um espaço permanente de aprendizagem criativa que propõe uma transformação no processo educacional através da interatividade, inspirações, ações, integração e valorização das ideias. “O nosso objetivo é oportunizar um novo olhar para a forma de aprendizagem dos estudantes. O espaço permite novas experimentações, e disponibiliza que os alunos se envolvam plenamente na produção e elaboração dos projetos, com uma infraestrutura que conta com equipamentos e materiais, como computadores, câmeras, impressora 3D, material reaproveitado, máquina de costura, blocos de montar, componentes eletrônicos, materiais de papelaria e ferramentas”, explicou Iva.
 
 
O projeto é realizado por alunos e professores do CETEP em parceria com pais, comunidade, alunos e professores das universidades e outras instituições. Os participantes atuam desde a concepção, limpeza e elaboração do espaço, passando pela seleção e coleta dos materiais, criação e manutenção das mídias digitais, idealização e concretização dos projetos, oficinas e atividades recreativas, divulgação das ações, incluindo produções científicas que se agregam nesse processo, constituindo-se em um movimento de participação efetiva de todos os envolvidos.
 
Para Tatiana, o Conecta também vem para contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes nos currículos disciplinares. “Nós percebemos que alguns estudantes que realizam bons projetos não conseguem ter o mesmo desempenho na sala de aula. Por isso, acreditamos que criando um espaço permanente para o desenvolvimento desta aprendizagem, e não apenas em momentos específicos, os alunos conseguem, também, protagonizar e ter domínio do seu aprendizado, como por exemplo, no curso técnico em Informática, em que sou coordenadora. Os alunos não possuem uma disciplina específica de robótica, mas com o conhecimento adquirido podem utilizar o espaço para desenvolver projetos na área”, destacou.
 
O projeto “Conecta: aprendizagem criativa na escola pública” também ficou entre os 50 finalistas do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2019, promovido pela MIT Media Lab e a Fundação Lemann, e concorre na segunda etapa do Prêmio Instituto MRV, que tem votação popular até o dia 14 de junho, no endereço www.institutomrv.com.br.
 
O projeto “Georgina Games Festival”, desenvolvido por estudantes do Colégio Estadual Georgina de Melo Erisman, localizado em Feira de Santana, sob orientação do professores André Luis Gomes de Matos, conquistou o  1o lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Médio. O projeto contou com o protagonismo estudantil, incentivando o empreendedorismo entre os alunos da unidade escolar, que criaram Empresas Juniors fictícias para comercialização de alimentos, vigilância, prestação de serviços de formação acadêmica e de lazer que atuaram no festival, além a criação da moeda Georgina Real, distribuída aos estudantes que participavam das palestras e utilizada no comércio interno do Festival para estimular o aprendizado em Matemática.

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