Projetos de incentivo à leitura são discutidos por orientadores

Foto: Cíntia Sacramento

Os projetos de estímulo à leitura já fazem parte das atividades pedagógicas das escolas estaduais, mas este ano ganharam um incentivo a mais da Secretaria Estadual da Educação. Desde a Jornada Pedagógica, a Secretaria está valorizando as práticas educativas de leitura das unidades escolares, e continua fomentando os projetos de leitura com a formação de orientadores de estudo, que estão sendo realizadas, até esta sexta-feira (20), em todos os Núcleos Regionais de Educação (NRE). Em Salvador, a formação acontece em diferentes ambientes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no Cabula.

A formação é voltada para professores orientadores de todas as 1.320 escolas. “Desde terça-feira (16) estamos em formação. A intenção é formar todos os orientadores de estudo das unidades”, afirma Nailton Rocha, formador do Programa Pacto pelo Ensino Médio, da Secretaria da Educação do Estado. Ele acrescenta a importância da participação dos orientadores. “O orientador é a pessoa responsável, na unidade escolar, em articular as áreas de conhecimento, para dar uma unidade no trabalho dos professores em sala de aula. Além disso, nas formações eles podem trocar experiências com os colegas e podem refletir sobre suas práticas diárias”, considera.

Experiências - Durante a formação, os participantes compartilham os projetos de leitura desenvolvidos nas escolas em que atuam e haverá um sarau literário com indicações de obras literárias para serem trabalhadas nas escolas. A professora de Geografia, Maria Socorro Poggio, é orientadora do Colégio Estadual Luis Viana e conta que a escola incluiu as atividades de leitura na gincana escolar. “A gincana consegue abranger toda a escola, onde vamos trabalhar com escritores nordestinos. Desde o inicio do ano os estudantes estão fazendo a leitura das obras destes autores e as provas da gincana serão feitas a partir das obras trabalhadas. A gincana vai acontecer no dia 30 de julho”, explica.

No Colégio Roberto Santos, a orientadora de estudos e vice-diretora da unidade, Elma Couto de Lima, afirma que os projetos de leitura e escrita sempre fizeram parte das atividades da escola e estão sendo potencializadas. “Nós temos o projeto ‘Décadas’, que faz com que as turmas pesquisem e façam leituras de décadas específicas para levar o resultado da pesquisa. Além disso, temos o Roda de Leitura, desenvolvido em parceria com Universidade do Estado da Bahia, onde são realizadas oficinas de leitura dois dias na semana”, diz.

A estudante do 3º ano, Adriele Barbosa, 17 anos, faz parte do projeto Roda Leitura, ela diz que ler é um prazer que sempre teve. “Gosto muito de ler e com o projeto a gente tem a oportunidade de trocar ideias a partir da leitura de cada um. Cada conhecimento adquirido é um ganho, além disso, é uma forma de a gente se preparar para o Enem”, conta a estudante que pretende fazer Pscicologia.