Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Projetos promovem luta contra a intolerância e o preconceito racial
Projetos promovem luta contra a intolerância e o preconceito racial
Publicado em qui, 24/11/2016 - 14:50 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
No Colégio Estadual que leva o nome do líder Zumbi dos Palmares, o mês de Novembro tem um significado ainda mais especial para os estudantes que celebram a Consciência Negra com muita arte, nas suas distintas linguagens. Nesta quinta-feira (24), foram apresentadas, a unidade escolar localizada no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, as culminâncias do projeto Mais Educação, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, resultado das oficinas de Letramento, Fanfarras, Artes Plásticas, Mosaico, Dança, Teatro e Matemática. O evento, que integrou escola-comunidade, foi batizado de ‘Circuito Zumbi da Consciência Negra – Beiru e Zumbi: Uma história, uma luta, uma só resistência’.
“Promovemos o Novembro Negro há muitos anos e, a cada edição, elegemos um tema voltado para o protagonismo juvenil, a partir de uma comunidade que traz na sua história todas as marcas deixadas pelo processo de segregação. Nossa intenção, com este projeto, é fazê-los sonhar por um futuro digno e de acessibilidade ao Ensino Superior, bem como de incentivá-los a respeitar as diversidades e combater qualquer tipo de intolerância, seja religiosa, racial ou sexual”, declara a professora de Biologia e orientadora de estudos, Amanda Guimarães.
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
No projeto ‘Mosaico: o Brasil étnico-racial´, os estudantes mostram a diversidade artístico-cultural, através da música em seus estilos MPB, afro-pop, reggae, samba e hip-hop. “O trabalho começou com o mergulho na pesquisa sobre gêneros musicais e seus principais representantes, a exemplo de Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Paulinho da Viola, além do conteúdo das músicas que falam de questões raciais, relações étnico-raciais e resistência negra, entre outros temas relacionados”, explica a educadora. Para a culminância, os estudantes realizaram apresentações de dança, música e teatro, além de sarau poético, com declamação de poemas.
A aluna Yasmim Silva, 16, 8ª série, que, junto à sua turma, recitou poemas da poetisa peruana Vitória Santa Cruz e dançou no ritmo dos movimentos afros, revela o seu entusiasmo com o projeto. “Depois deste trabalho, me sinto mais consciente e orgulhosa das nossas origens raciais e culturais, que além de lindas, são muito ricas. Estou muito feliz pela oportunidade de ter participado do projeto ligado ao Novembro Negro”.
O colega Carlos Carvalho, 17, 8ª série, também demonstrava alegria na apresentação da canção ‘Beleza Pura’, de Caetano Veloso, e das coreografias ‘Negro Zumbi’ e ‘Preta Perfeita’, criações dos próprios estudantes. “Foi muito importante ter participado deste projeto, que contribuiu para que eu ganhasse mais conhecimentos e aprendesse mais sobre consciência negra e sobre trabalhar em equipe. E uma das lições que ficam é que o racismo, infelizmente, ainda existe e cabe a nós denunciá-lo e combatê-lo”.
A professora de Artes da escola, Graça Falcão, fala sobre os resultados positivos do trabalho: “A arte despertou os nossos alunos, de forma lúdica, para o conhecimento. No nosso colégio, tudo é feito com consciência, como é caso das salas de aula, cada uma batizada pelo nome de um líder negro, como Zumbi, Beiru e Dandara”, pontua.
Colégio Estadual Helena Matheus – O Novembro Negro no Colégio Estadual Helena Matheus, no bairro de São Cristóvão, também teve no protagonismo estudantil e na integração escola-comunidade os destaques das atividades, iniciadas com a apresentação de slide da história de Zumbi dos Palmares. Além de terem sido responsáveis por toda a decoração da escola – que ganhou as cores africanas –, os estudantes apresentaram, nesta quinta-feira (24), vídeos produzidos por eles, contando a história de luta de resistência dos negros contra a discriminação racial. Os alunos participaram, também, de concurso de frases voltadas à temática e apresentaram números de danças africanas e capoeira.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior