Protagonismo juvenil é tema de videoconferência

Com o objetivo de estimular o protagonismo juvenil, a partir de ex­pe­ri­ên­cias de arte e cultura desenvolvidas pelos estudantes nos pro­jetos artístico-culturais, a Se­cre­taria da Educação promoveu a vi­de­o­con­fe­rência “A arte de contar histórias”, com a presença de alunos, pro­fes­sores, co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos e ges­tores da rede es­ta­dual de en­sino. O evento, contou com a participação de MC Feijão e foi realizado nesta sexta-feira (8/4), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e transmitido para as telessalas dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE).

Durante a videoconferência, que também marcou o Dia Internacional da Dança, comemorado dia 29 de abril, foram apresentadas visões de diversos profissionais, nos variados campos do conhecimento.  “A conferência é uma oportunidade para os estudantes aprofundarem o debate sobre os conhecimentos artísticos e culturais estudantis em suas distintas linguagens: literária, musical, fílmica, fotográfica, patrimonial e visual. Os estudantes também receberam orientações para a realização dos projetos estruturantes de arte e cultura este ano”, destaca a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre.

"Na escola, o audiovisual é fundamental, porque ele está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Hoje estamos em uma videoconferência que é um instrumento do audiovisual e dessa mesma maneira a internet, as TVs públicas que hoje, principalmente, exercem um papel fundamental na transmissão de dados de educação e na produção de conteúdos educativos. Então é nesse sentido, que o audiovisual entra com essa transversalidade na educação”, explicou o diretor de Audiovisual da Fundação Cultural da Bahia (Dimas/Funceb), Bertrand Duarte.

“Eu tenho levado esse trabalho, de contar a historia da música da Bahia, de uma maneira didática e popular. Trata-se de um levantamento circunstanciado, sobre a história e como a música hoje é obrigatória nas escolas. Eu fico muito feliz de participar desses eventos”, declarou o músico Paulinho Boca de Cantor.