Psicóloga da SEC dialoga sobre reflexão e autocuidado com educadores e gestores de Itamaraju e Prado

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, continua realizando uma série de oficinas on-line sobre autoacolhimento e outros temas voltados para a saúde mental dos professores, estudantes e funcionários das escolas e integrantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), em todo o Estado.

Nesta terça-feira (15), os beneficiados foram os professores e gestores das unidades escolares de Itamaraju e Prado, que fazem parte do Núcleo de Teixeira de Freitas (NTE 07). As atividades são realizadas via plataforma Google Meet por psicólogos que integram a equipe de profissionais da SEC. "Neste mês de dezembro foi dada a continuidade às oficinas on-line junto com os NTEs e unidades escolares. Essas oficinas estão funcionando como o fechamento de todo o trabalho desenvolvido pelo programa durante o ano de 2020. Esta é uma ação desenvolvida com propostas embasadas nas demandas que os profissionais da área de psicologia encontraram nos núcleos", destacou a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy.

A psicóloga Lorena Dias abordou sobre o tema 'Reflexão e autocuidado'. "Com o intuito de promover uma reflexão dentro de tudo o que foi vivenciado nas oficinas já trabalhadas, o público foi bastante participativo explanando suas vivências dentro da temática. Assim, pude trabalhar acolhimento, autoestima, motivação a seguir em frente em meios às adversidades. Também, ressaltei a importância do cuidar e o quanto é importante zelar pelas relações interpessoais", explicou.

A professora Suzete Costa, do Colégio Modelo, em Itamaraju, destacou de que forma as oficinas vêm ajudando. "Hoje, foi importante ressaltar a importância desse trabalho para minha saúde mental e emocional, pois tem me proporcionado condições importantes e concretas de autoconhecimento e melhoria da autoestima, no enfrentamento aos desafios cotidianos e para a busca de superação". Já a articuladora do NTE 07, Eleusa Brito, disse que gostou muito dos diálogos. "Tivemos uma série de depoimentos emocionantes do que foi este ano e de como as oficinas trouxeram alento em momentos tão difíceis vividos".

Agenda - Nesta quarta-feira (16), o mesmo tema será abordado com as comunidade escolares de Prado, Mucuri e Teixeira de Freitas. Na quinta-feira (17), serão contempladas as unidades escolares de Caravelas, Ibirapuã, Alcobaça, Posto da Mata e Nova Viçosa. Na sexta-feira (18), será a vez das escolas estaduais de Lajedão, Medeiros Neto, Vereda, Prado, Itanhém e Seabra. Já na segunda-feira (21), será a vez das demais escolas de Prado e Alcobaça, que também irão discutir sobre 'Reflexão e autocuidado'.

Além das oficinas, o programa também realiza atendimento psicológico on-line individualizado para professores e servidores da rede estadual de ensino, que podem solicitar horário, através do e-mail:  saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou pelo Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.