Rádio de escola da rede estadual fortalece integração e participação de estudantes em Plataforma

A Rádio do Rogério se consolida como uma importante ferramenta de integração entre os estudantes do Colégio Estadual Luís Rogério de Sousa, no bairro de Plataforma, em Salvador. A experiência exitosa é resultado do projeto pedagógico da unidade Plantando a Paz. Criada em 2010, a emissora tem uma programação conduzida por um grupo de dez alunos, que se dividem entre locução, produção de pauta e redação das notas que são difundidas diariamente para a comunidade escolar.

“A nossa rádio cumpre um papel importante de produzir e reproduzir conhecimento dentro de uma perspectiva interdisciplinar. O professor Romildo Brandão, responsável pela oficina de rádio que administrou aqui na escola, por meio do programa Mais Educação, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, plantou a semente, ensinou aos meninos como criar uma rádio e, hoje, esse trabalho contribui para o desenvolvimento dos alunos”, relata o diretor Wellington Ferreira Pires, um dos idealizadores do projeto.

O gestor ressalta que o projeto Plantando a Paz, desenvolvido desde 2009 por professores, funcionários e estudantes do colégio, foi importante para a criação da rádio. “A partir daí, percebemos que havia a necessidade de um meio de comunicação que difundisse internamente o trabalho que estava sendo realizado. Foi daí que nasceu a ideia da rádio”, lembra. Em 2012, conta, o colégio recebeu a visita da consultora da Secretaria Básica do Ministério da Educação (MEC), Gilmara da Silva, que reconheceu o serviço da Rádio do Rogério como uma experiência positiva para a comunidade escolar. “Ela ficou impressionada com a infraestrutura da nossa emissora e com o trabalho desenvolvido pelos alunos”.

Estudantes no comando – A rádio funciona em sala tratada acusticamente e munida de uma mesa de 12 canais, alto-falantes e amplificadores, além das 12 caixas de som espalhadas pelo colégio. Parte da equipe da rádio, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, nos intervalos das 10h às 10h20 e das 16h às 16h20, o estudante Josenildo Almeida, 15 anos, 2º ano, fala com entusiasmo de sua experiência de locutor e produtor de pautas: “Aprendi a fazer locução e pautas. Hoje eu sei usar melhor a minha voz e estou sempre atento às notícias para divulgar para os nossos colegas”, afirma o garoto.

Josenildo conta que a programação musical, as notícias esportivas e a difusão das mensagens dos estudantes são os destaques que os alunos mais se interessam. “Eles pedem músicas, e, geralmente, atendemos aos pedidos”, disse. As segundas, quartas e quintas são reservadas para os comentários esportistas, sob o comando do estudante que diz estar sempre buscando se informar por meio de leituras de jornais e revistas.

Há, ainda, os programas Curiosidades do Dia, momento em que temas como bullying são discutidos, e Mensagem do Dia, uma ocasião propícia para a difusão de palavras de amizade e paz, como ressalta o estudante.

A estudante Vitória Geovana, 14 anos, 7ª série, começa a dar suas primeiras contribuições à rádio. “Para mim, tudo é muito novo ainda. Ainda estou começando a dar os primeiros passos na locução, mas já estou gostando muito. Percebo o quanto é importante a existência da rádio na nossa escola porque os estudante interagem mais e acabam ficando mais entrosados”, considera.