Rede estadual de ensino promove, neste sábado (6), o Dia da Família na Escola na capital e no interior

Fotos: Yasmim Marinho
Neste sábado (6), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza o Dia da Família na Escola, um evento dedicado a fortalecer os laços entre as famílias, a comunidade local e as unidades escolares da capital e do interior do estado. Durante todo o dia, vão ser realizadas ações de acolhimento às famílias e compartilhadas informações sobre políticas educacionais, projetos pedagógicos e desempenho dos estudantes. A iniciativa envolve atividades pedagógicas, culturais, administrativas e sociais, visando promover uma interação dinâmica e construtiva entre a comunidade escolar. A participação ativa das famílias na vida escolar é essencial para o sucesso educacional dos estudantes.

Tânia Cristina Almeida Nolasco, diretora do Colégio Estadual Eurides Santana - Tempo Integral, localizado no município de Poções, explica que, a partir do contato direto com mães, pais e responsáveis, a equipe da unidade escolar reforça as informações sobre os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo para que os alunos alcancem a formação integral. O momento foi oportuno também para a atualização de dados cadastrais dos estudantes e suas famílias. O sábado está sendo dedicado, ainda, às dinâmicas interativas, como oficinas, rodas de conversa, visitas guiadas, apresentações artísticas e culturais, estreitando os laços entre os integrantes da comunidade escolar. “Tratamos dos auxílios, como a Bolsa Presença, e o Programa Pé-De-Meia e esclareceremos dúvidas que sempre surgem. Além disso, temos aqui a presença de psicólogo e assistente social e estamos realizando uma série de dinâmicas que abordam questões familiares”, detalhou a gestora.

Para Paulo Rocha Amorim, pai de Giovanna Prates Amorim, estudante do 2° ano do Colégio Estadual de Tempo Integral Roberto Santos, localizado no município de Poções, essa é uma iniciativa fundamental e necessária para que os responsáveis pelos alunos consigam acompanhar mais de perto a vida escolar dos seus filhos. "Eu acho essa uma iniciativa muito valorosa. Todos nós precisamos estar dentro da escola e ouvir a opinião dos professores, porque são  eles que estão ensinando para as nossas crianças. Espero que essa iniciativa aconteça mais vezes para que as pessoas simples, tanto da sede quanto da zona rural do município, que têm seus  filhos matriculados  aqui,  possam estar presentes na escola mais vezes".

Em Salvador, no Colégio Estadual de Tempo Integral Zumbi dos Palmares, no bairro de Tancredo Neves, os resp
Foto: Divulgaçãi
onsáveis pelos estudantes foram recebidos com um café da manhã. A programação prossegue ao longo do dia com três palestras: Inclusão; Importância do Elo Familiar; e Família e Escola: União Inspiradora, que serão proferidas pelos professores da unidade escolar. São mais de mil alunos que cursam os ensinos Fundamental II e Médio, bem como o Ensino Médio Tecnológico e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Em toda a Bahia - No interior do Estado, unidades escolares da rede estadual de ensino também mobilizaram a comunidade escolar para proporcionar um momento de integração junto aos alunos e às famílias, como na região do Velho Chico, no Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Bom Jesus da Lapa; e no Colégio Estadual de Tempo Integral do Campo Cleonice Olegário dos Santos – Agrovila 2, no município de Serra do Ramalho; assim como em Ibotirama, no Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico.

No município de Alagoinhas, a Escola dos Rodoviários e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães realizaram encontros com as famílias na escola, iniciando as atividades com um café da manhã, seguido por palestras, dinâmicas de grupo com momentos recreativos. A saúde também esteve na pauta com a oferta de vacinas e orientações sobre a saúde bucal. Na oportunidade, foram prestadas orientações sobre programas e projetos desenvolvidos nas escolas.

Fotos: divuldação
No Território de Identidade do Sertão Produtivo, as unidades escolares também realizaram o Dia da Família na Escola. No Colégio Estadual Luís Prisco Vianna, em Lagoa Real, por exemplo, a programação contou com atividades musicais, bingo, palestra e lanche. No Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente, do município de Brumado, os pais foram convidados para uma conversa sobre a importância do apoio familiar no desenvolvimento de aptidões de crianças e adolescentes. No distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no Colégio Estadual Costa e Silva, a escola esteve envolvida com o tema Família e Escola: Compartilhando Esforços da Construção do Projeto de Vida dos Estudantes.

Muitas unidades escolares estaduais, nos 27 Territórios de Identidade, já executam ações relacionadas às propostas de aproximação com as famílias e a comunidade local e escolar, durante todo o ano letivo, como por exemplo o programa “Escolar”, em fase de implantação gradual, que garante a escola aberta nos finais de semana, nos recessos, nas férias e nos feriados, com atividades artísticas, culturais, literárias e esportivas, garantindo alimentação escolar e articulação entre escola, família e comunidade.