Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Reforma do Ensino Médio é debatida nos Colégios da Polícia Militar
Reforma do Ensino Médio é debatida nos Colégios da Polícia Militar
Publicado em qua, 19/04/2017 - 15:42 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado está promovendo mais um ciclo de atividades sobre a Reforma do Ensino Médio publicada por Medida Provisória (MP 746/2016) pelo Governo Federal. Desta vez, a ação é dirigida a professores e gestores dos quatro Colégios da Polícia Militar (CPM) da capital baiana – Ribeira, Desdenzeiros, Lobato e Boa Viagem, e acontece, até esta sexta-feira (20), no CPM João Florêncio Gomes, no bairro da Ribeira.
Estão sendo abordados temas como a proposta curricular preliminar, incluindo os itinerários formativos e as competências socioemocionais, bem como a flexibilização dos conteúdos; a mudança na distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais; o novo peso ao ensino técnico e o incentivo à ampliação de escolas de Tempo Integral.
A diretora de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Teresa Farias destacou a necessidade da preparação das unidades escolares para a implementação da reforma. “É necessário que a comunidade escolar dos CPMs já esteja em discussão para que possamos orientá-los e dar subsídios necessários à implementação da reforma do Ensino Médio. Estamos aqui para socializar as informações contidas na base legal da reforma e discutir os principais pontos, a exemplo do itinerário formativo, da ampliação da carga horária e da oferta de vagas da Educação em Tempo Integral”.
A rede de Colégio Militar de Salvador, destaca o coordenador dos CPMs, major Copérnico, está se adiantando no processo de discussões sobre a reforma do Ensino Médio com a intenção de implantar o novo modelo já no próximo ano. “O nosso desafio, no momento, é fazer com que o nosso corpo docente se instrumentalize para construir uma proposta de itinerários formativos nas quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática) ”, pontua.
O texto da reforma do Ensino Médio determina que 60% da carga horária seja ocupada, obrigatoriamente, por conteúdos comuns da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto os demais 40% serão optativos, conforme a oferta da escola e interesse do aluno, mas também seguindo o que for determinado pela Base Nacional. No conteúdo optativo, o aluno poderá, caso haja a oferta, se concentrar em uma das cinco áreas mencionadas acima. Dentro desta perspectiva, completa o major, o diálogo se volta, também, para as competências socioemocionais, “visando o aprendizado significativo e integral do estudante, a partir do desenvolvimento da criatividade, da capacidade da relação interpessoal e da curiosidade investigativa para superar as adversidades”.
O diretor do CPM Desdenzeiros, Luciano Guimarães, fala que o debate promove a sensibilização da comunidade escolar para as mudanças. “É fundamental este diálogo visando à sensibilização dos professores, dos gestores e das coordenações pedagógica para que a implementação das novas regras sejam a mais eficiente possível na rede das CPMs. Seremos, assim, um projeto piloto para que a Secretaria possa avaliar os aspectos positivos e o que vai ser preciso repensar para a implantação da reforma em toda a rede estadual, em 2019”.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira