Reunião discute contribuição da educação ambiental na elaboração do PDI 2035

Foto: Tiago Dantas
Integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (Ciea) reuniram-se na quinta-feira (28), para a 65ª reunião ordinária do colegiado, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Na pauta, destacou-se a devolutiva da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) em relação às contribuições da Ciea ao Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) 2035. Participaram da reunião, representantes do poder público estadual e municipal, movimentos sociais, povos e comunidade indígenas, organizações não-governamentais, patronais e de trabalhadores, universidades estaduais e do ensino básico.

A reunião foi iniciada com a apresentação do representante da Seplan, Roberto Pereira, do documento preliminar com encaminhamentos das propostas das Câmaras Técnicas do CIEA para o PDI. “A Educação Ambiental também consta entre os objetivos estratégicos do PDI, no sentido de priorizar os saberes culturais dos povos e comunidades tradicionais e promover atividades voltadas à qualidade ambiental. Como o Ciea e o locus da educação ambiental, então e para essa comissão que a gente veio com o PDI para a formação de proposta de temática”, destacou o palestrante.

O PDI da Bahia é coordenado pela Seplan e tem o objetivo de nortear a elaboração dos próximos quatro planos plurianuais, Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentárias Anuais (LOA), planos setoriais e planos estratégicos organizacionais. Para a sua construção, foram realizadas plenárias territoriais, seminários temáticos, reuniões setoriais com entidades parceiras do estado.

Educação Ambiental
Representando a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Claudemir Nonato de Santana, esteve presente na reunião, onde foi apresentando aos membros do colegiado. “A gente tem uma missão muito especial nesse momento no Brasil, que passa por uma crise de identidade, onde os segmentos sociais estão sendo enfraquecidos. Na Sema será diferente, o secretário tem todo o interesse em fortalecer e estimular a participação social nos debates e decisões socioambientais no estado da Bahia”, comentou o superintendente aos membros do Ciea.

Durante o encontro, Zanna Matos, da Diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema, ainda colocou em pauta a apresentação da 65° Reunião e a aprovação das atas das reuniões anteriores; proposta do novo regimento interno do Ciea; informe sobre recomendações para formação de professores em educação ambiental na Bahia e outros informes administrativos.

Ciea
É um espaço público, instituído pelo poder público estadual, destinado a discutir e coordenar as atividades de educação ambiental na Bahia. As comissões surgiram no contexto da regulamentação da Política Nacional de Educação Ambiental, lei nº 9.795/99, num esforço para criação de espaços públicos coletivos nas Unidades Federativas, buscando construir canais de diálogo para a efetiva implantação da política.

Fonte: Sema