SEC debate com educadores em live sobre gestão da aprendizagem

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta segunda-feira (21), uma live no canal do YouTube da SEC (Educação Bahia), para discutir com professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares sobre gestão de aprendizagem e outros assuntos relacionados ao continuum curricular do ano letivo 2020/2021. O encontro on-line pode ser conferido clicando aqui.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, ressaltou as experiências desenvolvidas pelas escolas estaduais através do ensino remoto. "As escolas estão aprendendo a fazer coisas novas e inovar nas suas práticas de forma produtiva fazendo com que mais estudantes aprendam os conteúdos e desenvolvam as suas potencialidades. São experiências cada vez mais criativas e com um grande retorno em termo de aprendizagem", salientou.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, fez uma reflexão sobre o ano letivo em andamento. "Estamos inseridos em um contexto muito desafiador. Nunca vivenciamos o ensino remoto, o continuum curricular e uma pandemia. São muitas variáveis e não tem sido fácil para ninguém: nem para os estudantes, nem para as famílias, nem para os educadores e nem para os gestores. Alcançamos o primeiro terço do ano letivo e considero importante marcarmos, ao longo do ano, os momentos de início e término das unidades letivas, porque essas pausas vão nos auxiliando a alinhar o entendimento, observar o percurso feito até aqui e programar o que ainda temos pela frente".

Durante a live, foram abordadas algumas questões como frequência dos estudantes, processo de aprendizagem, contexto e conselho de classe. Além disso, foram passados informes gerais sobre questões pedagógicas internas e também sanadas dúvidas dos participantes. O encontro também contou com a participação do superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Wendell Guimarães, além da coordenadora pedagógica Rosamaria Guimarães e da professora de Língua Portuguesa, Tatiane de Araújo, que atuam no Colégio Estadual Monsenhor Alcides Cardoso, em Ipirá.