SEC discute documento para auxiliar diretores na gestão escolar

Fotos: Josenildo Almeida
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta quarta-feira (5), no auditório do órgão, uma reunião com representantes do Fórum de Dirigentes Escolares do Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) para discutir a criação de um protocolo que auxilie os gestores na rotina das escolas. A ideia é produzir um documento, com a participação de dirigentes escolares, em toda a Bahia, que possa servir de consulta rápida na resolução de demandas, com o apoio da SEC, que venham ocorrer na unidade escolar.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, destacou a iniciativa do protocolo. "Queremos criar mais um canal de proximidade com as unidades escolares e entendemos que ouvir os dirigentes na criação deste documento vai auxiliar nas demandas que surjam no chão da escola. O protocolo será um apoio aos diretores, sem tirar a autonomia das escolas", disse.

Para Ricardo Monteiro, diretor do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior e coordenador do Fórum de Dirigentes Escolares do NTE 26, a participação dos dirigentes é fundamental. "É importante essa sensibilidade em perceber a necessidade do gestor escolar com este acolhimento. Às vezes, ter um documento simples com orientações e contatos dos setores da SEC promove que possamos agir mais rápido nas resoluções apresentadas nas escolas".