SEC e Fundação Pedro Calmon mobilizam escolas e agentes culturais para os editais do Programa Aldir Blanc

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Fundação Pedro Calmon realizaram, nesta quarta-feira (21), um encontro virtual para mobilizar a participação de escolas e agentes territoriais de Cultura na divulgação dos editais do Programa Aldir Blanc Bahia. Mais de 250 pessoas, entre dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), articuladores artísticos e culturais, agentes culturais nos territórios e estudantes envolvidos com arte e cultura, puderam conhecer um pouco sobre os editais, que estão disponíveis no endereço https://bit.ly/2Hluooh.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou da importância da mobilização passar pelas escolas. "Este é um esforço de todos para garantir que os recursos cheguem a quem precisa. As escolas possuem diversos parceiros artísticos que desenvolvem excelentes trabalhos culturais e que podem se beneficiar com os editais".

O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, destacou a importância de territorializar os editais. "É fundamental que projetos de toda a Bahia participem deste edital. E nada melhor que, por meio das escolas, ganharmos fortes aliados nesta mobilização para a participação de artistas e grupos culturais. Apesar do servidor público não poder ser o preponente, ele pode contribuir para os projetos e o fortalecimento cultural da sua região", disse.

Programa Aldir Blanc Bahia – Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são a transferência da renda emergencial para os trabalhadores da cultura e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e é gerido por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias. As suas unidades vinculadas são a Fundação Cultural do Estado da Bahia, a Fundação Pedro Calmon e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.