SEC encerra matrícula por bloco de municípios e continua processo a partir do dia 16 com agendamento nas escolas

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A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) finalizou, nesta quarta-feira (14), a última fase de matrícula por bloco de municípios e pelo SAC Digital para o ano letivo 2020/21. Nesta última etapa, foram contemplados estudantes de Salvador e mais 29 municípios, como Lauro de Freitas, Madre de Deus e Porto Seguro, pertencentes ao Núcleos Territoriais da Educação de Senhor do Bonfim (NTE 25); Salvador e Região Metropolitana (NTE 26); e Eunápolis (NTE 27). A matrícula continua, a partir do dia 16 de abril, somente na escola em que o aluno deseja estudar, mediante agendamento prévio.

Nesta quarta (14), a matrícula é voltada para alunos novos em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental. Além disso, também pode ser realizada a matrícula de alunos novos do Ensino Médio e suas modalidades; alunos concluintes da rede municipal; e transferência de alunos da própria rede que desejam mudar de escola. Quem é aluno da rede estadual já teve a sua matrícula renovada automaticamente.

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans, fez um balanço da matrícula. “O processo de matrícula para os estudantes da rede púbica estadual foi planejado e executado dentro de critérios que evitassem qualquer tipo de aglomeração. Foi preciso pensar em estratégias junto às redes municipais e um diálogo próximo com a gestão escolar. Contamos com as matrículas presencias agendadas e organizadas em cada unidade escolar para as famílias que não têm acesso à internet e, também, com o SAC Digital, que permitiu que milhares de estudantes fizessem suas matrículas sem sair de casa. Nosso objetivo maior com a matrícula é garantir o direito constitucional de que todos os baianos tenham acesso à escola pública e gratuita”.

A matrícula para alunos novos pode ser feita pelo SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) ou pelo aplicativo SAC Digital (disponível, gratuitamente, nos sistemas Android e IOS). Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser realizada em qualquer escola da rede estadual, mesmo não sendo aquela que o estudante vá estudar, mediante agendamento prévio por telefone. Este também é o critério para os estudantes que são da rede e queiram mudar de escola.

Como faz a matrícula on-line

Para fazer a matrícula on-line, o estudante deve fazer o cadastro no SAC Digital. Basta acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet e clicar na opção “Cadastre-se”. Caso prefira, o estudante pode fazer seu cadastro no aplicativo SAC Digital. O app está disponível para celulares Android e IOS. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável.

Na internet ou no app, o estudante precisa preencher e fornecer dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em “Avançar”. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do aluno e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última páginas.

Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital para a ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em “Entrar”, fornecendo senha e login, e buscar o serviço “Solicitar matrícula para aluno novo”.

Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisarão apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da Cédula de Identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno.

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