SEC mobiliza municípios na construção do Documento Curricular Referencial Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta terça-feira (27), uma live de mobilização dos municípios na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), etapa Ensino Médio. A iniciativa é voltada às comunidades escolares e à sociedade civil e o encontro teve como objetivo incentivar a participação na consulta pública, que  acontece até o dia 12 de agosto, no endereço (http://dcrb.educacao.ba.gov.br/). Os interessados em aprimorar e qualificar o documento podem fazer as suas contribuições através de formulários virtuais disponibilizados no site.

>> Assista na íntegra aqui: https://bit.ly/3l3XWrN

Para o subsecretário da Educação, Danilo Melo, o movimento é importante para discutir, formatar e iniciar um processo de implementação e implantação envolvendo todos os parceiros. “As reformas curriculares são fundamentais; estão relacionadas ao esforço que os sistemas de ensino fazem para adequarem as tarefas com a contemporaneidade. Os debates vão produzir engajamento, estudo e reflexão. A ideia de um sistema e currículo aberto, abrangente, democrático que dialogue com este novo momento, demanda um tempo para dialogar sobre todas as temáticas e momentos formativos como o de hoje”.

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA), Raimundo Pereira, destacou  a importância de manter a possibilidade de uma participação ampla, gerando a produção de um sistema plural qualificado. “O momento demonstra como é importante o fortalecimento do regime da colaboração de todos os municípios e a necessidade de manter um diálogo, pois cada localidade tem seus projetos e peculiaridades que podem contribuir”.

Mediado pela superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, o encontro contou com a participação do diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), José Henrique Paim; da consultora do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, Mônia Dyna; do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá; e da professora cordelista Gilbene Esquivel, além dos interpétes de Libras Leonardo Coelho e Édson Guedes.

Sobre o DCRB - O Documento é o normativo estadual que visa orientar os sistemas, as redes e as instituições de ensino da Educação Básica do Estado na elaboração dos seus referenciais curriculares e/ou organização curricular escolar, por meio dos seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP).  O Volume 2 do DCRB tratará da organização curricular das ofertas do Ensino Médio Regular e da Educação Integral, além da modalidade de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).