SEC participa da jornada pedagógica virtual das Escolas Famílias Agrícolas da REFAISA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participou, nesta quinta-feira (18), da abertura da jornada pedagógica virtual da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), com o objetivo de planejar o ano letivo de 2021. "Alternância prolongada - territórios enquanto espaço de construção de saberes em tempo de pandeia" é o tema central da jornada.

A atividade inaugural da jornada, que prossegue até esta sexta-feira (19), foi transmitida no YouTube, através do endereço https://bit.ly/30VIZNy, e contou com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de educadores e representantes das escolas.

O secretário Jerônimo destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas Escolas Família Agrícola (EFA). "O Governo do Estado agradece por esta contribuição das EFAs na Bahia, em especial da REFAISA, pois foi muito importante na construção da nossa volta da rede estadual com o ensino remoto. As EFAs estão colocadas na rede estadual como parceiros e amigos. Se de um lado o nosso coração bate sentido pelas perdas; do outro lado bate forte com a esperança motivada pela celebração do centenário de Paulo Freire, que nos trouxe ensinamentos sobre democracia, Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusão e, também, sobre esperança".

O diretor presidente da REFAISA, Tiago da Costa, abordou sobre o tema "Pedagogia da alternância em tempos de pandemia". "Tem sido desafiadora a nossa prática pedagógica afirmativa e política nesses últimos meses. Nós temos uma identidade própria, caminhada e filosofia construídas ao longo desses anos. No Brasil e na Bahia, a REFAISA está experimentando dizer que o lugar da Pedagogia da alternância, neste momento pandêmico, é a partir da alternância prolongada", frisou.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, falou sobre o uso de recursos pedagógicos. "A gente está sempre aprendendo muito com as EFAs e espero que as escolas também façam uso dos nossos roteiros de estudos, que estão à disposição na rede. Estou apaixonada pelos Cadernos da Realidade e quero saber como é que vocês constroem essa metodologia para fazer essa ponte. Para além das ferramentas e dos recursos educacionais, a gente precisa ter esse zelo de fato de cuidar da saúde, proteger a população e sabemos desse dilema em voltar com as atividades e fazer as pessoas entenderem que ensino remoto não é necessariamente on-line", disse.

O encontro também contou com a participação estudantil. A estudante Anita Andrade da Silva, 7º ano, da EFA localizada em Itiúba, falou da sua rotina durante a quarentena. "Estou utilizando os módulos de estudos. A nossa rotina mudou muito, pois ficávamos 15 dias em casa e 15 dias na escola. Depois da pandemia, a minha mãe passou a plantar mais no nosso quintal produtivo e eu a ajudo com os animais, leiras e plantas", afirmou.

Também participaram da atividade o coordenador-geral do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Cícero dos Santos; a monitora da EFA de Ladeirinhas - Sergipe, Itamara de Paula Araújo; e a mãe de estudante da EFA de Ribeira do Pombal, Silvanice Silva; dentre outros.